quarta-feira, 20 de maio de 2015

62,5% dos distritos de SP não têm espaços culturais, aponta pesquisa

Levantamento feito pela Rede Nossa São Paulo será divulgado nesta terça.
Estudo mostra que capital também tem 11 regiões sem áreas para esportes.

Abertura da exposição sobre o pintor Picasso no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), no Centro de São Paulo; a região da Sé concentra maior número de espaços culturais (Foto: Fábio Tito/G1)

Mais da metade dos distritos da cidade de São Paulo não tem espaços culturais, segundo mapa da Desigualdade de São Paulo elaborado pelo movimento Rede Nossa São Paulo. O relatório, que usa dados divulgados pela Prefeitura até 2014, mostrou que dos 96 distritos da Capital, 60 não têm casas de espetáculos e espaços de cultura, ou seja, um índice de 62,5% dos distritos sem centros culturais.

O levantamento será divulgado nesta terça-feira (19) e apontou ainda que a capital paulista tem 11 distritos sem nenhum equipamento esportivo, como quadras, ginásio, piscina e pista de atletismo de acesso público.

A região da Sé foi a que teve o melhor índice na cidade sobre espaços para cultura, com uma média de 3,67 espaço para cada 10 mil habitantes. Já entre os distritos com indicador zero estão Alto de Pinheiros, Brás, Brasilândia, Casa Verde, Ermelino Matarazzo, Morumbi, Parelheiros e Santana, mais 52 regiões.

Teatro
Em relação ao número de salas de teatro, 51 distritos não oferecem essa opção à população. A oferta de cinema é ainda menor: 59 distritos não têm salas municipais, estaduais, federais e particulares.

O mapa apontou ainda que 36 distritos (ou 37,5%) não têm acervo de livros para adultos em bibliotecas municipais e 37 distritos (38,5%) não possuem acervo de títulos infanto-juvenis na faixa etária de 7 a 14 anos. Neste caso, os dados são referentes a 2013.

Os dados sobre a área de cultura não levam em conta os títulos dos Centros Educacionais Unificados (CEUs) por critério técnico. Segundo a Rede Nossa São Paulo, os CEUs não têm acervo fixo nem acesso totalmente público.

Equipamentos esportivos
O distrito de Pinheiros, na Zona Oeste, foi o que registrou maior proporção de espaços para a prática de esportes por 10 mil habitantes na capital em 2014. O índice é 28,8 vezes maior que o distrito de Tremembé, que registrou a menor taxa (0,048), sem considerar os 11 distritos que tiveram indicador zero neste tema. A média para a cidade foi a mesma entre 2013 e 2014.

Do G1 São Paulo

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta