sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vida dos Himbas na Namíbia


A equipe de reportagem atravessou o país, registrando a diversidade de paisagens desse território de colonização alemã e um dos destinos preferidos dos turistas no continente africano.

O programa mostra a Costa dos Esqueletos, no Atlântico, onde vive a maior colônia de focas do mundo, e também a região desértica e do rio Okavango. Este rio nasce em Angola com o nome de Cubango e cruza a Namíbia pelo estreito de Caprivi, faixa de terra concedida aos alemães quando dominavam o território do país para que tivessem acesso ao Zambeze. Ao chegar em território botsuano, o Okavango se subdivide em diferentes cursos para formar o maior delta continental do mundo.

A edição também revela os hábitos da Civilização do Leite do povo Himba. Aline Midlej conversa com Uwaserva, esposa do chefe Himba Atikuminwe, e com o antropólogo angolano Ruy Duarte, especialista na cultura dos povos pastoris que vivem na fronteira entre Angola e Namíbia.

E a história de um dos muitos episódios dramáticos do colonialismo: o massacre levado a cabo pelas tropas do general germânico Lothar von Trotha em resposta à resistência dos Herero. Segundo dados das Organizações Unidas, cerca de 65 mil Herero e 10 mil Nama, o equivalente respectivamente a 80% e 50% dessas populações, foram exterminados nos confrontos ou padeceram de fome e sede, confinados nos campos de concentração abertos pelos alemães no deserto do Kalahari.

Fonte: tvbrasil


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta