segunda-feira, 6 de julho de 2015

Em Brasília: A Magia de Miró


 
A CAIXA Cultural Brasília apresenta, de 1º de julho a 30 de agosto, a exposição A magia de Miró, desenhos e gravuras, que reúne 69 obras do artista espanhol e 23 fotografias em preto e branco do artista catalão em seu processo criativo, registradas pelo curador Alfredo Melgar, fotógrafo galerista em Paris e Conde de Villamonte. A exposição já passou pela CAIXA Cultural São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza e por prestigiadas galerias da Europa, América do Norte e Oceania.

Diferente de outras mostras, A magia de Miró revela um plano mais íntimo e pessoal do mundo do artista catalão, ao exibir desenhos produzidos nos seus últimos 20 anos de vida, alguns deles ainda esboços ou notas. As ilustrações sobre papel, lixa e papelão, em lápis e giz de cera, remetem ao processo criativo do artista, que pintou e desenhou sobre qualquer superfície que permitisse exibir sua enorme criatividade e conhecimento. Elas revelam o traço colorido e inconfundível do ícone do surrealismo, que explicava a presença relevante dos espaços vazios nas telas como a busca pela máxima intensidade com o mínimo esforço.

A coleção abrange ainda 23 fotografias em preto e branco que Alfredo Melgar fez de Joan Miró durante visitas ao ateliê do artista. Os retratos datam da década de 1970, quando o próprio Miró, já reconhecido internacionalmente, convidou Melgar para fotografá-lo. Nas imagens, o artista catalão aparece em diversos momentos de criação e descontração. Foi a partir deste contato com o universo modernista que Melgar passou a comprar as obras e se tornou amigo do mestre.

​Dica:
A Magia de Miró
Abertura: 30 de junho, às 19h
 
Visitação:
​De ​1º de julho a 30 de agosto
​Terça-feira a domingo, das 9h às 21h
 
Local: CAIXA Cultural Brasília
​(​SBS Quadra 4 Lotes 3/4 Brasília-DF, anexo ao edifício Matriz da CAIXA​)​

Entrada franca

Classificação indicativa: livre
​Mais informações: 3206-9448
 
Fonte: Dicas da Capital

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta