Nas cédulas, nas estátuas e no título de grandes avenidas há sempre nome de homens que foram importantes na história. Mas e as mulheres? Pela primeira vez em mais de um século,uma nota de dólar trará um rosto feminino. Segundo o Secretário do Tesouro norte-americano,Jack Lew, a nota de 10 dólares foi a escolhida e será lançada com o novo visual em 2020, comemorando o centenário pelo direito das mulheres ao voto.
Qual será a mulher a ser representada na cédula ainda não se sabe. O governo está preparando uma campanha na internet e quer saber o que diz a opinião pública. As únicas exigências para o nome escolhido é que a mulher não seja viva e esteja relacionada ao tema da cédula:democracia. “Nossas cédulas e as imagens de grandes líderes norte-americanos e marcos há tempos têm sido uma forma de honrarmos nosso passado e discutirmos nossos valores“, afirmou Lew.
Há alguns meses foi lançada na internet uma campanha civil chamada “Women on 20s” (“Mulheres no vintão”) que buscava o apoio popular para pedir que o rosto de uma mulher fosse colocado na nota de 20 dólares, onde hoje está o ex-presidente Andrew Jackson. Na votação online, foram finalistas Eleanor Roosevelt, defensora dos direitos humanos e esposa do ex-presidente norte-americano Franklin Roosevelt, e Rosa Parks, protagonista do episódio que foi o gatilho para a luta contra a segregação racial nos EUA.
As últimas mulheres a aparecerem em uma cédula de dólar foram Martha Washington, a primeira primeira-dama dos EUA, cujo rosto esteve presente nas moedas de 1 dólar no período de 1891 a 1896 e Pocahontas, ícone da colonização norte-americana, que esteve em uma foto em grupo impressa nas notas de 20 dólares, de 1865 a 1869.
A cédula atual:
Algumas possibilidades:
Rosa Parks, protagonista da luta contra a segregação racial nos EUA.
Harriet Tubman, ex-escrava que ajudou na fuga de diversos escravos.
Eleanor Roosevelt, defensora dos direitos humanos e da mulher
Sally Ride, a primeira mulher norte-america a ir ao Espaço
Beyoncé. Por que não?
Nenhum comentário:
Postar um comentário