Levantamento da A2ad analisou as maiores bilheterias dos últimos 15 anos e comprovou a supremacia de brancos e homens na indústria do cinema
A 88ª edição do Oscar entrou para a história como uma das mais polêmicas em relação à diversidade étnica.
No ano passado, a discussão girava em torno da falta de mulheres na indústria do cinema. Levantamento inédito realizado pela área de Business Intelligence (BI) da A2ad, publicado exclusivamente por Meio & Mensagem, mostra que, na prática, Hollywood ainda está longe de representar etnias e gêneros.
A pesquisa avaliou as 20 maiores bilheterias de cada ano nos últimos 15 anos para entender se a produção cinematográfica de Hollywood reflete a falta de representatividade das minorias nas premiações de destaque.
Entre os filmes analisados, por exemplo, apenas 2% têm uma dupla de atores negros nos papeis principais e coadjuvantes. Desses, apenas 1 mulher negra ocupa a posição de destaque como atriz principal: a cantora Beyoncé em DreamGirls (2006).
Outro dado apresentado pelo estudo da A2ad é o fato de o ator Will Smith ser o campeão de bilheteria em filmes como ator principal, com arrecadação de quase U$ 1.6 bilhões, mesmo em meio à maioria de atores principais brancos.
Confira o gráfico completo:
Via Meio & Mensagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário