Quando se pensa em países com bom desenvolvimento tecnológico na América Latina, talvez os primeiros que vêm à mente sejam Brasil e Argentina. Mas a Colômbia vem se tornando, cada vez mais, um pólo tecnológico no noroeste do continente. Esta semana, fomos convidados a visitar alguns clientes da SAP naquele país para entender como a transformação digital está sendo implementada por pequenas, médias e grandes empresas por lá.
A SAP está comemorando, em 2017, 20 anos de presença na Colômbia e hoje conta com 2400 clientes de várias indústrias no país. No início, oferecia software para CRM e ERP mas, com a digitalização, ampliou seu portfólio e adequou seus serviços, permitindo que os tomadores de decisão tenham uma visão 360 de seus negócios de maneira fácil, ágil, eficiente e competitiva. Hoje, a SAP oferece ferramentas que rodam na nuvem, acessíveis para todo tipo e tamanho de empresa.
Um dos exemplos que casam bem com essa oferta 360 é a rede Donucol, companhia com mais de três décadas de história e que representa a americana Dunkin´ Donuts no país latino-americano.
O crescimento da Dunkin´ Donuts na Colômbia gerou desafios relacionados a alguns processos internos. A empresa tem mais de 110 lojas só em Bogotá, e gerenciar uma operação que precisa ser feita todos os dias para que os produtos perecíveis sejam ofertados frescos para o cliente é uma questão complicada.
A empresa está, no momento, implementando o SAP Business One Cloud para simplificar os negócios, acelerar o crescimento, fazer a operação de forma mais eficiente, minimizar desperdícios e, principalmente, tomar decisões em tempo real. "Os processos mudaram e os volumes aumentaram muito rapidamente, e sem uma ferramenta tecnológica é impossível se manter eficiente. Depois de 34 anos de operações, era fundamental mudar a mentalidade da companhia e ter a capacidade de nos digitalizar", diz Maria Lucia Merino, Gerente Geral do Dunkin´ Donuts Colômbia.
No meio do caminho, entre as médias empresas, conhecemos a Vélez, uma rede de lojas que vende produtos em couro expostos em 230 pontos de venda na Colômbia, Aruba, Curazao, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Equador e Peru. Há apenas dois anos, a empresa tinha 30 lojas e o crescimento exponencial fez com que ela demandasse tecnologia para gerenciar toda a operação.
A Vélez é um exemplo perfeito de como aproveitar o conceito de TI em vários aspectos. Por um lado, implementou soluções para otimizar muitos dos processos especializados da indústria da moda com o AFS (Apparel and Footwear Solution - SAP ECC). Do outro lado, pôde usar soluções SAP para otimizar processos de venda, com informações em tempo real sobre inventário, preços e opções que fazem da venda um processo mais assertivo.
Entre as grandes empresas, vemos a realidade da EEB (Empresa de Energia de Bogotá), que tem 120 anos de trajetória e operação em quatro países. Cliente SAP desde 2001, a EEB foi a primeira da América Latina a construir um Digital Boardroom com três telas exibindo informações em tempo real para que o conselho da empresa consiga tomar decisões baseadas em dados de todas as áreas da empresa.
"Sem dúvida, a transformação digital, mais do que ser uma tendência, é uma realidade para as organizações. Por isso, para a SAP é muito importante apoiar as companhias nesse processo de disrupção digital, através de ferramentas que lhes deem a possibilidade de crescer de maneira significativa em um mercado que está sendo regido pela tecnologia", conclui Simbad Ceballos, Gerente Geral da SAP Colombia.
Via TecMundo
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