
Historia e arte na Bahia
Olodum é uma palavra de origem Yorubá que no Candomblé significa Deus dos deuses ou Deus maior (Oldodumaré), este é o nome do bloco afro que a trinta anos fomenta, através da sua música e projeto cultural o samba reggae, a cidadania e a luta contra toda e qualquer forma de discriminação racial.
O Bloco Afro olodum foi fundado em 25 de abril de 1979 por moradores do Marciel (Pelourinho) que pretendiam participar de forma organizada do carnaval de Salvador. Assim como outros blocos afros da Bahia que surgiram na década de 1970, uma vez que, não existia uma expressão cultural do seguimento afro na época, moradores como Carlos Alberto Conceição, Geraldo Miranda, José Luiz Souza Máximo, José Carlos Conceição, Antônio Jorge Souza Almeida, Edson Santos da Cruz, Francisco Carlos Souza Almeida criaram o Bloco afro.
Ao longo da sua trajetória o bloco tem atuado no cenário musical nacional e internacional com canções que são o retrato da militância do Movimento Negro Brasileiro. A ONG Bloco Afro Olodum é composta por uma banda e uma escola que desenvolvem diversas atividades com o objetivo de resgatar a auto-estima da comunidade do Pelourinho e fortalecer o protagonismo juvenil. Isto é realizado através da valorização da diversidade da cultura negra na Bahia, no Brasil e suas expressões no mundo.
Ontem ás 18h, no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, através da iniciativa da vereadora Olívia Santana, o Bloco Afro Olodum foi homenageado pois, são trinta anos de samba reggae e compromisso social com a comunidade negra soteropolitana.
Acompanhem a entrevista concedida pelo presidente do Bloco Afro Olodum João Jorge Rodrigues especialmente para o Instituto Cultural Maria Preta
A indicação do seu nome por Carlinhos Brown no Troféu Dodô e Osmar para ser futuro governador da Bahia foi apenas uma provocação ou você está pensando na possibilidade de candidatar-se ao governo do estado?
João Jorge: Foi uma provocação necessária à Bahia, ao movimento negro, e à sociedade, não há mais como evitar a mudança de algo que só existe na Bahia, que é o domínio de uma minoria branca sobre uma maioria negra. Nós negros precisamos ser mais que eleitores. Precisamos ser cidadãos que também podem ser eleitos. Isto será decisivo agora para a Bahia.
Trinta anos de samba reggae , cidadania e resistência. Conta um pouco da sua experiência neste trabalho com o Bloco Afro Olodum?
JJ: Foi maravilhoso mudar uma sociedade pela luta, pelos sonhos, pela arte, pela cultura e por um conjunto de idéias do movimento negro. Somos uma grande vitória do movimento negro brasileiro, porém ainda temos muito que fazer para trazer a felicidade e a paz para as pessoas negras e mestiças da Bahia.
Na próxima eleição estadual a sua candidatura ao governo do estado da Bahia seria uma excelente resposta para a polêmica do Berimbau em 2008. Você concorda?
JJ: Não. A candidatura de uma pessoa negra é uma resposta do movimento negro à injustiça e a necessidade de um projeto político, autônomo, gerencial, que leve em conta as demandas de desenvolvimento dos baianos, independente da cor e da origem. Que ela possa ser mais que uma peça promocional da igualdade efetiva. O caso do professor da Faculdade de Medicina foi mais um ato de racismo institucional, que não vamos resolver dando resposta a ele ou à Faculdade de Medicina. Lutamos contra um sistema e não contra pessoas, nem contra a cor da pele delas, lutamos por justiça. Somos a alternativa, a tudo que a Bahia viveu em 510 anos, pois até agora prevaleceu a lógica da opressão, nossa lógica é igualdade e sociedade justa. O Olodum merece um destaque no Brasil pela garra, coragem e sabedoria de construir algo que é um patrimônio de todos nós.
Fonte: Você Repórter - Ana Paula Fanon
Um comentário:
oi
sou aluna do coleio estadual thales de azevedo.
Minha prof de portuues passou um trabalho sabre as principais manifestações artiticas e principais istituiçoes do brasil.gostari desaberse eu e minha equipe poderiamos ir na matriz do olodum no pelo p fazermos um pequisa e umas entrevistas.Vc(ou alguem q esteja lendo esse post) poderia me ajudar???
Postar um comentário