terça-feira, 16 de junho de 2009

Grupo Barlavento lança Cd 'Buraco de Maroca' nesta quinta (28) - Entrada gratuita



'Buraco de Maroca'

CD do Grupo Barlavento será lançado dia 28 de maio na Varanda do Sesi Rio Vermelho

O Grupo Barlavento lança nesta quinta-feira (28), às 20h, no Jequitibar Café, Varanda do Sesi Rio Vermelho, o CD “Buraco de Maroca”. O patrocínio é da Bahiagás, através do edital de apoio institucional. O lançamento contará com participação especial dos grupos Sambadores de Mutá e Mandaia, além do Maestro Fred Dantas, Silvinho do Acordeon e Kiko Souza na Flauta. O disco, que conta com 11 faixas, será vendido no próprio local a R$ 10,00. As lojas Pérola Negra e Mídia Louca também estarão vendendo o Cd, que poderá, ainda, ser solicitado através do e-mail grupobarlavento@gmail.com.

A produção foi feita dentro da proposta do grupo de preservar e divulgar o samba de roda. As músicas do Cd “Buraco de Maroca” são de autoria de Davizinho de Mutá, Hamilton Reis, Ricardo Cruz, Júlio Caldas, Djalma de Jurema, Gereba e Carlos Pita.

PLURALIDADE - Gravado em Salvador, com direção de Júlio Caldas, e prensado com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Bahiagás, “Buraco de Maroca” traz músicas para todas as faixas etárias, ao ritmo do autêntico samba de roda. Entre os destaques estão as faixas: “Pra iluminar você”, que conta com a participação do Grupo Mandaia; “ Samba pra Jurema” com o Maestro Fred Dantas no trombone; e “Aonde?” que conta com arranjo de Kiko Souza na flauta. Além disso, a música carro-chefe do Cd, “Buraco de Maroca”, é uma homenagem a Dona Maroca, moradora da cidade de Ourives que se banhava todos os dias em um rio do local, o que gerou a composição da música.

É um disco simples que prioriza mostrar a importância do samba de roda como formação cultural da música Brasileira. Neste CD o Barlavento inovou e, além dos ritmos nordestinos sempre presentes em suas músicas, gravou “Cadê Barravento?” em ritmo de samba reggae, algo novo para o grupo. No álbum, o Barlavento também homenageia o Candomblé, que para os integrantes do grupo é o berço do samba de roda. Hamilton Reis destaca ainda a presença do “samba junino”. “Neste trabalho, mostramos como a cultura do samba junino é absorvida nas vilas de pescadores, onde nem sempre as pequenas comunidades podem contratar um grupo típico junino. Assim, o samba-de-roda toma a forma e entra no ritmo do São João”, ressalta. Para homenagear o período junino, o cd conta com duas faixas “Casa de Bombeiro” e “São João na Beira do Mar”, com arranjos do sanfoneiro Silvinho.

Apesar de seguir a linha de quando o grupo ainda se chamava Barravento, tendo dois cds lançados com a antiga formação, “Buraco de Maroca” está recheado de músicas inéditas e, segundo Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, está mais livre e mais profissional do que os anteriores.

BARLAVENTO – Fundado em 2007 por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, após a saída de integrantes do antigo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o grupo Barlavento tem como proposta principal divulgar o samba de roda feito por mariscadeiras e pescadores do interior da Bahia, ajudando a preservar a identidade do povo do Recôncavo. As canções retratam a vida dos pescadores, das pessoas simples que moram à beira mar, homenageiam o candomblé e resgatam o samba tradicional. O grupo é responsável também pelos Sambadores de Mutá, grupo formado para reunir pescadores e mariscadeiras de Mutá e que, muitas vezes, acompanham o Barlavento em suas apresentações.

A música do grupo resgata e preserva a música popular do Recôncavo e dos ritmos nordestinos tais como forró, baião, xaxado, xote, dentre outros. Esta iniciativa de criar músicas do Recôncavo na capital baiana confere ao grupo influências urbanas e um maior leque para explorar os diversos estilos regionais, daí a singular interpretação das músicas ser outra forte marca do Barlavento.

EUROPA – No dia 23 de junho o Barlavento inicia uma turnê pela Europa, a convite de instituições de Portugal e da Itália. A primeira apresentação acontece na Casa da América Latina em Portugal, outros shows estão programados para acontecer nas lojas da FNAC. No dia 21 de agosto, o grupo participa do famoso Festival de Rua de Ferrara na Itália.

MÚSICAS:

1 O Buraco de Maroca – Davizinho de Mutá, Hamilton Reis e Júlio Caldas

2 Sambas de Roda 1 – Domínio Público

3 Aonde? – Ricardo Cruz e Hamilton Reis

4 Samba de Jurema – Djalma de Jurema

5 Pra iluminar você – Davizinho de Mutá e Ricardo Cruz

6 São João na Beira do Mar – Davizinho de Mutá

7 Casa de Bombeiro – Domínio Público – adaptação Davizinho de Mutá

8 Ina do Mairi – Domínio Público em homenagem ao Candomblé

9 Cadê Barravento? – Gereba e Carlos Pita

10 Sambas de Roda 2 – Domínio Público

11 Músicas de Terreiro – Domínio Público

SERVIÇO

O que? Lançamento do Cd Buraco de Maroca do grupo Barlavento

Onde? Jequitibar Café, Rua Borges dos Reis, nº8, Varanda do Sesi Rio Vermelho

Quando? 28 de maio, às 20h

Quanto? Gratuito

Informações: www.barlaventosambaderoda.com.br

www.myspace.com/barlavento

Enviado por Gerusa

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta