terça-feira, 21 de julho de 2009

III Animaí! movimenta Salvador

Mostras, workshops, seminários, oficinas, exposições, jogos eletrônicos, mangás e teatro são atrações franqueadas ao público no Encontro Baiano de Animação 2009

A arte da animação é o destaque entre as realizações culturais do período de 2 a 9 de agosto, com o III Animaí! - Encontro Baiano de Animação, que reúne estudantes e profissionais da área em workshops, seminários, oficinas e mostras, promovendo atividades de criação, aprendizagem e desenvolvimento técnico, além da exibição de obras do gênero. O evento anual já consolidado no calendário é uma iniciativa da Diretoria de Audiovisual (Dimas) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), em parceria com a Associação Baiana de Cinema de Animação (ABCA – BA).

O Animaí! amplia seu alcance este ano, estendendo o circuito para além das tradicionais salas sedes do evento - a Walter da Silveira e Alexandre Robatto - e ocupa vários outros espaços no Teatro Castro Alves, na própria Biblioteca Pública, nos Barris, incluindo o Espaço Xisto Bahia, a galeria Pierre Verger e foyers, e até no Shopping Piedade. A abertura está programada para o dia 2 de agosto, às 11h, no TCA, com a exibição de um longa-metragem de animação nacional, mantido como surpresa.

Além das mostras temáticas, com destaque para a homenagem à mulher pioneira da animação, a germânica Lotte Reiniger, e a retrospectiva e exposição da produtora Otto Desenhos Animados, oIII Animaí! se incorpora ao Anipolitan, festival de cultura pop japonesa que tem por objetivo principal divulgar os desenhos animados e quadrinhos japoneses (anime e mangá) na Bahia.

Mostras

Entre as mostras do III Animai! que iniciam já no dia 3 e se estendem até 9 de agosto, o público aficionado vai contar com aMatinê Animada na Walter, que exibe, às 10h, as produções audiovisuais de animação da Produtora MultiRio, com as séries Juro que Vi e Uni Duni TV (Cantigas). Nesta grade será exibida ainda a animação de curta-metragem A Bruxinha Lili, do diretor baiano Leonardo Copello, com narração de Durval Lelis. Esta mostra também vai se estender para algumas cidades do interior, com exibições nos centros de cultura.

No mesmo período, iniciando às 14h, a sessão Tarde Animada na Walter tem a exibição da Mostra Otto Desenhos Animados, que reúne oito curtas e dois longas da produtora que vem, ao longo de 30 anos, produzindo animações e contribuindo para o cenário histórico do cinema de animação brasileiro. Além disso, o programa insere a exibição de Ninguém, O Herói do Povo, animação baiana de Augusto Mattos e Adriano Dias.

Parceira do III Animaí!, a Embaixada da França, através de sua cinemateca, traz ao público baiano a sua mais recente coleção inédita:Decididamente Animados agrega um conjunto de curtas de animação franceses organizados em programas temáticos, com curadoria do Festival de Animação de Annecy. Esta mostra acontece na Sala Walter da Silveira, sempre às 20h, exceto no dia 5, em que a sessão é dedicada ao projeto Quartas Baianas, que, lógico, se integra aoEncontro Baiano de Animação exibindo A Bruxinha Lili, Ninguém, o Herói do Povo e Quando o Homem Mau Dirigiu o Calhambeque e A Formiguinha, ambos do realizador Júlio Stone.

Com o apoio da Cinemateca Brasileira, a Sala Walter abriga ainda a exibição, no dia 9, às 20h, do primeiro longa de animação brasileiroSinfonia Amazônica, produzido por Anélio Latini Filho em 1953. Filmado em preto e branco, demorou seis anos para ser concluído, pois, foi realizado unicamente por Anélio, sem a ajuda de nenhum outro desenhista.

Já na Sala Alexandre Robatto, os fãs podem conferir, na sessão das 16h, a Mostra Pioneiros da Animação, programação especial que homenageia aqueles que deram os primeiros passos na arte, incluindo algumas raridades de dois pioneiros do gênero: o americano Charles Bowers e a alemã Lotte Reiniger. O público tem mais uma opção de espaço para ver a Mostra Otto Desenhos Animados, na mesma sala, de 6 a 9 de agosto, sempre às 19h.

Exposições

Instalada na praça principal do Shopping Piedade, aberta desde 27 de julho como atividade prévia do III Animai!, a exposição Otto Desenhos Animados – 30 Anos de Animação apresenta (até 8 de agosto) a produção deste estúdio de Porto Alegre. O material é uma amostra de quadros compostos a partir de acetatos, cenários e estudos originais dos curtas e longas autorais de ficção feitos na produtora a partir de 1978. O objetivo central do projeto é levar ao grande público o contato com parte do processo de realização dos filmes de animação, preservando ainda a memória da produtora e dos técnicos e artistas que colaboraram nessa construção ao longo das três décadas. No mesmo espaço e na mesma temporada, a programação infantil é assistir ao Pula-pula da TV Cultura, das 9h às 21h, de segunda à sexta-feira, e das 9h às 20h, no sábado.

Outro evento pré e pós Animaí! é a exposição Lotte Reiniger, na Galeria Xisto Bahia, de 23 de julho a 23 de agosto. A primeira mulher a se dedicar à arte da animação tornou-se conhecida por trabalhar com silhuetas de papel, técnica tradicional na China e Europa Oriental. Nascida em Berlim em 1899, mudou-se para a Inglaterra em 1949, e sua influência britânica é visível em grande parte de suas animações, em que há adaptação ou representação de contos tradicionais de escritores como Hans Christian Andersen e os irmãos Grimm.

No foyer da Sala Walter da Silveira, o público pode conferir, a partir de 31 de julho até o final do III Animai!, a exposição Imagens em 5 Quadrinhos. Em parceria com a Diretoria de Artes Visuais da Funceb e visando a ampliação e inclusão de linguagens ao festival, a Dimas expõe diversos quadrinhos e cartuns - linguagens artísticas afinadas com a vídeo-arte, porém, com pouca visibilidade. A idéia de integração fez parte da última edição do Festival Nacional Imagem em 5 Min e agora retorna com força ao Encontro Baiano de Animação.

Falando em integração, é importante frisar a incorporação do festival de cultura pop japonesa Anipolitan ao evento da Dimas. Em sua programação há exibição de animes e jogos eletrônicos, exposição de mangás e torneio de cosplays (pessoas fantasiadas de seu personagem predileto). A Animangá – Exposição de Ilustrações de quadrinhos orientais ocupa a Galeria Pierre Verger, de 16 de julho a 16 de agosto. Os animes selecionados através da curadoria de Ricardo Silva, realizador do festival, serão exibidos na Sala Walter da Silveira, sempre às 17h, na temporada do III Animaí!.

O teatro de animação de bonecos, mamulengos e fantoches também está presente no Encontro, através da parceria com várias companhias que atuam com esta linguagem artística. Os espetáculos acontecem no Espaço Xisto Bahia, de 4 a 9 de agosto, às 15h, e serão direcionados ao público do Projeto de Formação de Público dos espaços culturais residentes no prédio da Biblioteca Pública do Estado. Estudantes de escolas públicas e público assistido por organizações da sociedade civil terão acesso aos realizadores dos espetáculos e criadores de bonecos, para dialogar a respeito desta expressão cênica animada.

Seminários

Entre as abordagens previstas nos seminários consta a temática das Políticas Públicas do Minc voltadas para a Animação, em que os comentários versam sobre o Programa Nacional de Desenvolvimento da Animação Brasileira. Devem ser esclarecidas questões tais: - Quais são os principais mecanismos de fomento? E como acessá-los? A mesa concentra-se em nas discussões em torno da nova política adotada pelo Minc: Programa Anima TV, programa de incentivo a séries de animação adulta, programa AnimaSur, e as ações de sensibilização/excelência de capacitação. Vai contar com as presenças de representantes do Minc, do audiovisual na Bahia e Marta Machado (RS), presidente da Associação Brasileira do Cinema de Animação (ABCA), em debate mediado por Fausto Jr. (ABCA-BA).

A mesa Animação e Jogos Eletrônicos trata desta relação, compreendendo os games como produção audiovisual. O mercado e a distribuição desta produção também é assunto do debate, que tem como mediador Jailson Brito Jr. (BA), do Grupo IndiGente UFBA. Compõem a mesa Fred Vasconcelos (PE), da Abragames - Associação Brasileira Desenvolvedora de Jogos Eletrônicos, Vinicius Moura Santos (BA), da Tcno Bahia e Parque Tecnológico da Bahia, Tarquínio Teles (SC), da Hoplon, criadores do Taikodom.

A educação formal para o profissional do cinema de animação brasileiro é tema da terceira mesa do Animaí! A conversa vai girar em torno das práticas técnicas e acadêmicas necessárias ao ensino da produção audiovisual do cinema de animação. Intitulado Cursos de Animação: Formação técnica e Formação Acadêmica, este seminário tem como debatedores Roger Tavares (SP), do Senac, Ricardo Santos Lima (BA), do Senai, Fernando Weller (PE), coordenador do Curso de Cinema de Animação das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO), sob mediação de Adriana Valadares (BA), da Universidade Católica de Salvador (UCSAL).

Oficinas gratuitas

As inscrições para as oficinas ficam abertas até o preenchimento das vagas. Entre elas, o Animaí! oferece este ano Aprenda o Método de Animação Disney, sob orientação de Evanildo Santos (SP), que foi supervisor de animação de 12 episódios da Turma da Mônica e realizou vários projetos pilotos relevantes. Com 30 vagas, esta oficina visa dar suporte técnico aos interessados em entrar no mercado profissional de animação, através da construção, passo a passo, de uma cena animada para série de TV.

Outra opção é a Oficina de Produção Executiva para Seriado de Animação coordenada por Marta Machado (RS), que é presidente da Associação Brasileira do Cinema de Animação, produtora associada da Otto Desenhos Animados, onde realiza filmes de publicidade, curtas e longas. Também com 30 vagas disponíveis, tem um roteiro de atividades em três dias que vai desde a identificação de idéias que funcionem potencialmente para séries de animação, passando pela compreensão da relação entre roteirista, diretor e produtor, até a formatação de materiais de apresentação e o agendamento de conversas individuais com os produtores-aprendizes para análise de seus projetos.

A Oficina de Mangá, com quatro turmas de 10 vagas, é o atrativo para os jovens aficionados desta arte de origem japonesa. O instrutor é Djota (BA), desenhista que trabalha com educação técnica voltada para criação de Mangá, desenho artístico, HQ, colorização digital, lápis de cor, entre outros. É fundador do primeiro estúdio de Mangá da Bahia. O objetivo é iniciar o oficineiro em técnicas básicas de desenho. Pode participar quem tem de 14 anos em diante. Esta oficina é parte dos esforços do III Animai! de se incorporar ao Anipolitan.

Fonte: Dimas - dimas.jornalista@funceb.ba.gov.br

Informações: dimas.formacao@funceb.ba.gov.br ou 71 3116 8105

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta