Mostras
Entre as mostras do III Animai! que iniciam já no dia 3 e se estendem até 9 de agosto, o público aficionado vai contar com aMatinê Animada na Walter, que exibe, às 10h, as produções audiovisuais de animação da Produtora MultiRio, com as séries Juro que Vi e Uni Duni TV (Cantigas). Nesta grade será exibida ainda a animação de curta-metragem A Bruxinha Lili, do diretor baiano Leonardo Copello, com narração de Durval Lelis. Esta mostra também vai se estender para algumas cidades do interior, com exibições nos centros de cultura.
No mesmo período, iniciando às 14h, a sessão Tarde Animada na Walter tem a exibição da Mostra Otto Desenhos Animados, que reúne oito curtas e dois longas da produtora que vem, ao longo de 30 anos, produzindo animações e contribuindo para o cenário histórico do cinema de animação brasileiro. Além disso, o programa insere a exibição de Ninguém, O Herói do Povo, animação baiana de Augusto Mattos e Adriano Dias.
Parceira do III Animaí!, a Embaixada da França, através de sua cinemateca, traz ao público baiano a sua mais recente coleção inédita:Decididamente Animados agrega um conjunto de curtas de animação franceses organizados em programas temáticos, com curadoria do Festival de Animação de Annecy. Esta mostra acontece na Sala Walter da Silveira, sempre às 20h, exceto no dia 5, em que a sessão é dedicada ao projeto Quartas Baianas, que, lógico, se integra aoEncontro Baiano de Animação exibindo A Bruxinha Lili, Ninguém, o Herói do Povo e Quando o Homem Mau Dirigiu o Calhambeque e A Formiguinha, ambos do realizador Júlio Stone.
Com o apoio da Cinemateca Brasileira, a Sala Walter abriga ainda a exibição, no dia 9, às 20h, do primeiro longa de animação brasileiroSinfonia Amazônica, produzido por Anélio Latini Filho em 1953. Filmado em preto e branco, demorou seis anos para ser concluído, pois, foi realizado unicamente por Anélio, sem a ajuda de nenhum outro desenhista.
Já na Sala Alexandre Robatto, os fãs podem conferir, na sessão das 16h, aMostra Pioneiros da Animação, programação especial que homenageia aqueles que deram os primeiros passos na arte, incluindo algumas raridades de dois pioneiros do gênero: o americano Charles Bowers e a alemã Lotte Reiniger. O público tem mais uma opção de espaço para ver a Mostra Otto Desenhos Animados, na mesma sala, de 6 a 9 de agosto, sempre às 19h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário