quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mulheres celebram o Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribe

Salvador (BR) - Com a finalidade de promover as mulheres negras, combater a violência, a discriminação racial e de gênero, o Fórum Nacional de Mulheres Negras - secção Bahia realiza no dia 24 de julho, uma conferência livre sobre Raça, Gênero e Segurança Pública. O evento aberto acontece no Centro de Cultura no campo grande (instalado às 14hs) e marca também a celebração do Dia Internacional da Mulher Negra da América Latina e Caribe, que transcorre no dia 25 de julho.

Histórico

Em 1992, na República Dominicana, cerca de 400 mulheres negras do mundo inteiro firmaram o “25 de julho” como o Dia da Mulher Negra na América Latina e no Caribe, a ser celebrado em clima de reflexão e festividade.

A data vai além da celebração do Dia Internacional da Mulher à medida que marca a luta pelos direitos humanos das mulheres negras, três vezes oprimidas por causa da sua raça, do seu gênero e, finalmente, da sua classe social.

"Comemorar o Dia 25 de julho é assumir o inteiro teor da luta anti-racista" como reflete a coordenadora executiva do Fórum Nacional de mulheres Negras da Bahia, Ubiracy Matildes "unindo as lutas do povo negro as da plataforma feminista para transformar a mentalidade discriminatória, rumo a construção de um mundo onde a diversidade seja valorizada." A data também é celebrada como uma oportunidade para discutir políticas públicas e proporcionar maior participação e cidadania das mulheres negras.

Contato

UBIRACY MATILDES: 9933-7670

JANETE SUZART: 91923618



Fonte: Ana Alakija (Alaionline). 20/07/09

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta