terça-feira, 8 de setembro de 2009

1º Salão de Artesanato e Arte Popular da Bahia prorroga as suas inscrições até 30 de setembro

O 1º Salão de Artesanato e Arte Popular da Bahia prorroga as suas inscrições até 30 de setembro. Primeiro projeto de artesanato contemplado pela Lei Rouanet no estado, o Salão é uma promoção do Instituto Mauá e pretende reunir, no Museu de Arte da Bahia, cerca de 300 peças inéditas, contemplando as 16 tipologias artesanais entre trabalhos populares, tradicionais e contemporâneos.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site oficial do evento (
http://www.salaodeartesanatodabahia.com.br), via correios ou na própria sede do Mauá, na Barra, durante horário comercial. Para participar, é preciso residir no estado há pelo menos um ano.
As peças selecionadas concorrem, automaticamente, ao prêmio de R$ 2 mil, por tipologia (Cerâmica, Tecelagem, Prataria e Ourivesaria, Renda, Bordado, Metal e Fundição, Artesanato Indígena, Adereços de Origem Afro-Baiana, entre outras), e mais o especial ‘Prêmio do Estado da Bahia’, no valor de R$ 4 mil.
O Salão engloba uma exposição paralela com fotos, ferramentas, matérias-primas, mapas geográficos e outros materiais que remontam à história do artesanato baiano. Também serão exibidos vídeos explicativos das técnicas artesanais em exposição. O evento ainda traz uma homenagem à Professora Mercedes Kauark Kruschewski, que dá nome a uma sala com obras representativas de renomados artesãos baianos.
Lançamento será dia 20 de novembro, no MAB, com a cerimônia de premiação e apresentações de grupos folclóricos e artistas da cultura popular. As performances artísticas, passeando pelo repente, samba de roda, capoeira, marujada e chula, seguem a cada semana, divulgando as raízes culturais do interior do estado. O espaço do Museu também irá comportar demonstrações ao vivo de artesãos convidados.
O Salão será aberto gratuitamente ao público a partir do dia 21 de novembro e fica em cartaz até 20 de dezembro.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta