quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Cantor Lokua Kanza fala sobre sua inspiração

Neste fim de semana o público baiano se emocionou com as melodias poéticas do cantor Lokua kanza.Grandes canções como Juste un peu d'amour e Si tu pars fizeram parte do repertório do show apresentado na Praça Tereza Batista no Pelourinho.
Kanza é uma referência musical não só na África como no mundo, veio a Bahia em comemoração ao ano da França no Brasil através do Programa Pelourinho Cultural da Secretaria de Cultura do Estado , Aliança Francesa em parceria com o Celeiro das Artes.
Nascido na República Democrática do Congo (antigo Zaire) e radicado na França, ele foi um dos grandes responsáveis pela renovação da música africana em 1995, juntamente com Ismaël Lô, Baaba Maal e Geoffrey Oryema com o hit Shadow Dancer que fez grande sucesso na Europa. Cantor, compositor e arranjador de grande talento ele gravou o seu primeiro disco 1992/93. Produziu dois outros discos "Wapi Yo" e "Lokua Kanza 2,e cantou ao lado de grandes nomes da música africana a exemplo de de Angélique Kidjo. Agora Kanza se prepara para lançar seu mais novo álbum, Nkolo, ainda este ano que promete muitas emoções para os admiradores do seu trabalho.
No Hotel Vila Velha no Corredor da Vitória Kanza falou sobre música, emoção ao cantar para o público baiano e do seu mais novo trabalho.
Confira abaixo trechos da conversa que tive com Lokua Kanza especialmente para o Instituto Maria Preta.

Ana Paula Fanon: Por que você decidiu fazer produção independente ?
Lokua Kanza: A minha música é totalmente diferente da música comercial eu optei por fazer algo sobre o meu controle é como se eu tivesse pintando um quadro e ninguém pode interferir qual será a cor , me dizer para colocar vermelho ou amarelo, então a mesma coisa penso sobre a musica como arte, possibilidade de fazer o que se senti.

APF: Qual é a sensação de cantar na América Latina, no país como Brasil para um público baiano, uma vez que temos uma forte ligação cultural ?
Lokua Kanza: Foram tantas sensações, eu fiquei muito emocionado pois a Bahia para mim tem uma grande história , Lembrei dos africanos que vieram parar aqui então transformei este sentimento em força!Pois quando eu estava cantando por mais que as pessoas não entendessem as letras das músicas elas me passavam também emoção. Algo Soul!

APF: Conta um pouco pra gente sobre o seu mais novo álbum "NKOLO?
Lokua Kanza: Nkolo significa Deus , uma pequena coisa que eu tenho hoje por exemplo: minha respiração, o meu talento ,a minha carreira tudo que eu faço, então eu agradeço a Deus e procurei transmitir isso no meu mais novo álbum.

Repórter Ana Paula Fanon

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta