quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009 Inscrições até 25 de novembro

O Ministério da Cultura (MinC), por intermédio da Secretaria de Cidadania Cultural (SCC), abre inscrições até 25 de novembro para o Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009. Serão selecionados 80 projetos de mobilização e articulação que atuem em rede de Pontos de Cultura, no valor de R$ 38 mil cada, totalizando um investimento de mais de R$ 3 milhões. O edital do Prêmio foi dvulgado do Diário Oficial da União de 26 de outubro (confira edital e anexos após o texto).

O termo “Tuxáua” remete, para algumas etnias indígenas, à figura do articulador e mobilizador. Entende-se por mobilização e articulação as ações que reúnam representantes de diversos Pontos de Cultura, redes sociais e iniciativas de atividades que promovam o fortalecimento de laços e somem esforços na construção de objetivos comuns. São redes o conjunto ou segmento de ações sociais, culturais e artísticas que se reconheçam como afins e colaborem entre si.

Poderão concorrer ao Prêmio Tuxáua Cultura Viva 2009, brasileiros natos ou naturalizados e estrangeiros com visto de permanência de pelo menos três anos, com idade maior ou igual a 18 anos, ou coletivos que indiquem uma pessoa física, identificada como proponente, que apresente projeto demonstrando histórico de atuação junto a rede de Pontos de Cultura do Programa Cultura Viva e que proponham a continuidade de atuação por dez meses viabilizada e estimulada pelo prêmio.

A comissão avaliadora das propostas, composta por representantes do MinC e da sociedade civil, vão analisar critérios como o histórico de atuação do candidato junto ao Programa Cultura Viva e o trabalho de interação realizado entre os Pontos de Cultura, além da qualidade, continuidade, inovação e o público-alvo do projeto.

Será valorizado o projeto que tiver como foco de mobilização e articulação em rede no as comunidades tradicionais, como povos indígenas, quilombolas, ciganos, povos de terreiro, irmandades de negros, agricultores tradicionais, pescadores artesanais, caiçaras, faxinais, pomeranos, pantaneiros, quebradeiras de coco-de-babaçu, marisqueiras, caranguejeiras, ribeirinhos, agroextrativistas, seringueiros, sertanejos, geraizeiros, fundos de pasto, entre outros grupos.

Edital e anexos:

Edital

Anexo I _ Formulário de inscrição

Anexo II - Requerimento

Informações pelo e-mail: tuxauaculturaviva@gm.com

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta