Após uma década de debates contra o neoliberalismo, o Fórum Social Mundial (FSM), criado em oposição ao Fórum de Davos (reunião dos países mais ricos do mundo), retorna ao seu berço de origem. A 10ª edição será comemorada em Porto Alegre (RS), de 25 a 29 de janeiro. Já o debate temático acontecerá em Salvador (BA), de 29 a 31. O caráter descentralizado, entre as duas pontas do país — norte a sul —, pretende enriquecer a proposta final que será apresentada em 2011, em Dacar, no Senegal.
Com o Tema Dialogos,diversidade cultural e crise civilatória os movimentos sociais e centrais sindicais participam assim como os governos progressistas, que praticamente não existiam quando o Fórum Social Mundial (FSM) foi criado em 2001, para participar, pela primeira vez em condições paritárias, do 1º Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA), de 29 a 31 de janeiro, em Salvador, com o tema Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania.
Essa inovação política terá o seu ponto alto com a realização do Diálogo e Controvérsias, encontro entre atores sociais e chefes de estado da América Latina e da África. Esse debate inédito, será realizado na tarde do próximo dia 30 deste mês, dará respostas à crise e construirá agendas comuns para o mundo pós-crise até o próximo Fórum unificado, em janeiro de 2011, no Senegal.
Quinze presidentes da América Latina e cinco da África foram convidados pelo Comitê Baiano já tem confirmada a presença do presidente Lula em Salvador. O Presidente Lula, que será homenageado no Fórum Econômico Mundial em Davos, Suíça, no dia 29, já reservou agenda para chegar diretamente no Fórum Social da Bahia, dia 30, permanecendo até o encerramento, no dia seguinte.
Dentro da programação oficial do FSMT-BA já está confirmada a mesa redonda internacional promovida pelos organizadores do Crise e Oportunidade e trará uma conferência com a escritora e presidente do Conselho de Administração do Transnational Institute (Amsterdam), Susan George, além da reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
O Fórum Social Mundial Temático da Bahia, que conta com o apoio dos governos Estadual e municipal, será realizado após o encontro da Grande Porto Alegre, que estará voltado para a comemoração dos dez anos do FSM e fará um balanço apontando as perspectivas do próprio Fórum. Em Salvador a expectativa é de festa e intensas atividades culturais, envolvendo centenas de milhares de pessoas do Brasil e do exterior, além dos cerca de 30 mil participantes do FSM mobilizados pelos movimentos sociais baianos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário