sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Sonhando na ponta dos pés




O balé clássico desperta a curiosidade e o fascínio em crianças que sonham em ser bailarinas um dia. Especialmente para as meninas, que se sentem verdadeiras princesas de contos de fadas, quando estão com os vestidos de tule, meias e sapatilhas, envolvidas pelo clima romântico desta dança leve e graciosa.
As crianças que frequentam o tradicional curso de balé clássico do Centro de Belas Artes (Cenarte), que já completou duas décadas de existência, na maioria das vezes procuram se inscrever buscando o sonho encantado de ficar na ponta dos pés.
Os cursos do Cenarte são fruto de convênio firmado entre a Secretaria de Estado da CULTURA e o MINISTÉRIO DA CULTURA (Minc), através da FUNDAÇÃO de Nacional de Artes (FUNARTE) e do Pontão Guerreiros
Alagoanos.
O curso de balé clássico é um dos mais antigos e o mais procurado da instituição, segundo a coordenadora pedagógica, Socorro Lamenha.
A integração das crianças com as artes, através desses cursos, vai além das aulas. É uma lição de vida. Exemplo disso são dois dos professores de balé, que já foram alunos do Cenarte e agora repassam os conhecimentos.
Luiz Carlos começou um pouco tarde em relação à maioria dos alunos. Com 22 anos, teve seu primeiro contato com a dança através do Cenarte, cursando a modalidade jazz. Atualmente, dedica-se a ensinar os alunos do balé clássico. "É emocionante e gratificante para mim que fui aluno deste Centro continuar a fazer parte agora como professor, onde tenho o prazer de repassar minha experiência." afirma Santos, que já leciona há 24 anos.
Segundo ele, crianças entre 7 e 13 anos de idade frequentam o curso, que vai do nível pré I, para iniciantes até o chegar ao avançado. Nas aulas, elas aprendem noções básicas do balé clássico.
Além da prática de exercícios de alongamento, flexibilidade e postura, elas também aprendem visão coreográfica, coordenação motora e muita disciplina. Maria Rosália de Souza, também ex-aluna e agora professora, conta que as crianças são bastante interessadas e a maioria chega até o último estágio do curso. "As meninas são muito aplicadas e empolgadas desde quando ingressam no curso e a ansiedade para se apresentar logo para os pais ou para um público maior é grande", ressalta Maria Rosália.
As alunas Lívia da Silva e Laís Stefanni praticam a modalidade há um e dois anos, respectivamente, e estão satisfeitas com a escolha. "Entrei no curso porque acho a dança muito bonita e as aulas da tia Rosa são muito animadas. Quando crescer, quero ser bailarina", afirma Lívia, de 11 anos.
O Cenarte oferece ainda cursos de artes plásticas, violão, cavaquinho, instrumentos de sopro (flauta, sax, clarinete), percussão - atabaque e pandeiro -, violino, viola e violoncelo, piano e teclado.
As matrículas começam no mês de janeiro no próprio Centro de Belas Artes e o processo seletivo consiste em uma entrevista dos interessados. No ato de matrícula, são exigidas cópia do registro de nascimento e uma foto 3x4. Os cursos acontecem nos horários das 8h ao meio-dia e das 13h às 17h. Todos os cursos são abertos à comunidade. Mais informações: 3315-7871
por Agência Alagoas

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta