Fotógrafo: Silvio Williams |
ook RS Negro, um CD de aulas RS Negro e um CD de áudios Negro Grande.
Na ocasião, o secretário Fernando Schüler agradeceu o apoio de toda equipe que trabalhou na elaboração do material. "O Kit RS Negro é o resultado de um trabalho de mais de um ano e mostra a riqueza cultural da comunidade negra. Agora temos que agir na capacitação dos docentes que irão utilizá-lo nas salas de aula e começar a expansão do projeto." O gestor ainda destacou a importância do material inédito para o reconhecimento da história da cultura afro em todo o país, esperando que a ideia seja copiada por outros estados.
O diretor-presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado (Ceee), Sérgio Camps de Moraes, salientou que, para o desenvolvimento da sociedade, é necessário que as pessoas conheçam e resgatem sua história. "Lembro quando o secretário Schüler foi convidar o Grupo Ceee para integrar este importante projeto. Logo verificamos a importância dessa iniciativa, necessária para contar uma história que estava escondida." A coordenadora do Projeto RS Negro, Sátira Machado, explicou como foi a elaboração do material. "É importante destacar que, no Kit, temos um CD com aulas em PowerPoint para serem utilizadas pelos professores. Este é um trabalho de muitas mãos, que mostra a importância do negro na construção da identidade do Rio Grande do Sul e do Brasil."
O evento aconteceu no Centro Cultural Ceee Erico Veríssimo, na Capital, e contou com a participação do subprocurador Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Afonso Armando Konzen, do presidente da Fundação de Educação e Cultura Sport Club Internacional (Feci), Cesar Júlio Vignochi, do presidente do Sport Clube Internacional, Mário Martins, do gerente executivo da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho, Alceu Nascimento, além de representantes do Movimento Negro do Estado.
Os produtos do Projeto RS Negro estarão disponíveis, gratuitamente, no Portal da PUCRS (http://ebooks.pucrs.br/edipucrs/rsnegro/ . A ação é uma iniciativa da SJDS e da Feci, com financiamento da Ceee, por meio da Lei da Solidariedade. São parceiros da iniciativa o Grupo de Educomunicação e Produção Cultural Afrobrasileira da PUCRS (Educom Afro), a Edipucrs, o Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado do Rio Grande do Sul (Condene), a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) e o Arquivo Histórico do Rio Grande do Sul (AHRS).
Lançamento no interior do Estado
O projeto RS Negro também está sendo lançado em quatro municípios do interior do Estado: Caxias do Sul; Santa Maria; Pelotas e Montenegro.
Fonte: Gov.RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário