Zezé Motta |
PORTO VELHO - A organização do Festival Latino Americano de CINEMA e Vídeo Ambiental da Amazônia (Festcine Amazônia) confirmou que fará homenagem à atriz e cantora Zezé Motta com a entrega do Troféu Mapinguari, assim como aos cineastas Orlando Senna e Silvio Tendler. O festival será realizado em Porto Velho, de 9 a 13 de novembro de 2010. Neste ano, além da mostra competitiva de CINEMA e vídeo, o evento trará atrações musicais.
O Festcine Amazônia 2010 é apresentado pelo MINISTÉRIO DA CULTURA, através da LEI ROUANET.
Zezé Motta começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Em 1969, atuou em "Fígaro, fígaro", "Arena canta Zumbi" e "A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanato". Em 1972, participou de Orfeu Negro e, em 1974, atuou em Godspell. A carreira de cantora teve início em 1971, e de 1975 a 1979, lançou três LPs. Nos anos 1980, lançou mais três discos. Além disso, participou de filmes como "Vai trabalhar, vagabundo" (1973), Ouro Sangrento, Anjos da Noite, Tieta do Agreste, Xica da Silva (1976), que a consagrou internacionalmente, e Orfeu. Zezé também atuou na telenovela Xica da Silva (1996), vinte anos depois de protagonizar o filme. Na televisão atuou em diversas novelas e seriados.
Cineasta Sílvio Tendler |
O cineasta carioca Sílvio Tendler estudou CINEMA na França. De volta ao BRASIL, dirigiu o documentário "Os Anos JK, Uma Trajetória Política" (1980). Entre tantas direções e produções destacam: O Mundo Mágico dos Trapalhões (1981), Jango (1984), Castro Alves (1999), Glauber, O Filme - Labirinto do BRASIL (2004) e Ter 18 anos em 1968 - este último, um PROJETO em parceira com a editora Garamond e que envolve, além do filme, um LIVRO. Tendler tem PROJETO para um documentário sobre Tancredo Neves, que faria o centenário de nascimento em 2010.
O cineasta Orlando Senna começou a produzir CINEMA nos anos de 1960, época em que também era jornalista. Dirigiu os documentários: Imagem da Terra e do Povo (produzido por Glauber Rocha), Lenda Africana na Bahia, entre outros. É autor do roteiro e co-diretor do premiado filme Iracema, de 1974, Gitirana e Diamante Bruto (com roteiro e direção). Trabalhou nos roteiros dos filmes O Rei da Noite, Coronel Delmiro Gouveia, Abrigo Nuclear, Ópera do Malandro (com Chico Buarque) e Quincas Berro d" Água (adaptação). Atualmente é presidente da TAL - Televisão América Latina, uma rede de comunicação formada entre canais educativos, produtores independentes e instituições culturais de toda a América Latina.
Nenhum comentário:
Postar um comentário