sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

UNICEF lança em Alagoas campanha contra o racismo na infância





O dia 03 de dezembro será uma data especial e de mobilização no Estado de Alagoas devido ao lançamento da Campanha Nacional “Por uma infância sem racismo” promovido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) em parceria com várias instituições. A atividade acontecerá a partir das 9h, no Parque Memorial Quilombo dos Palmares localizado no platô da Serra da Barriga em União dos Palmares, distante 92km da capital alagoana.

Cerca de 200 crianças oriundas de comunidades quilombolas, indígenas, ciganas e que residem em áreas de vulnerabilidade social visitarão o local onde se formou o maior quilombo da resistência negra e de luta por liberdade e justiça social. Elas participarão de um cortejo étnico e terão a oportunidade de ouvir a contação de história sobre o herói negro Zumbi e a importância do Quilombo, além de assistir e protagonizar várias apresentações culturais. 

Na solenidade, constará uma coletiva de imprensa com a participação de Salvador Soler Lostao, Coordenador do UNICEF no Escritório Zonal do Recife e Helena Oliveira Silva do UNICEF-Brasília, que discutirão os dados do Estado relativos ao tema e esclarecerão as principais dúvidas sobre a campanha. E no encerramento do evento, todos os participantes se dirigirão ao centro do Parque para executar um abraço simbólico na Serra da Barriga.

Com uma duração de 12 meses, a ação busca sensibilizar a sociedade e os veículos de comunicação sobre os impactos do racismo na infância em todo o país. Também promoverá uma rede de articulação com o objetivo de realizar atividades sócio-culturais e de cidadania para eliminar atitudes discriminatórias contra crianças e adolescentes indígenas, negras, ciganas, brancas, com deficiências e outras.

UNICEF

O Fundo das Nações Unidas para a Infância está presente desde 1950 e completa nesse ano 60 anos de sua presença no Brasil, estando praticamente todo o território nacional. Tem liderado e apoiado vários projetos destinado à transformação social de crianças, adolescentes e suas famílias. Tem contribuído para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente, no combate do trabalho infantil, redução da mortalidade infantil, melhorias no aprendizado das crianças e diminuição na evasão escolar, na publicação de dados contundentes sobre como a iniquidade racial e étnica no Brasil afeta efetivamente a vida de crianças e adolescentes, dentre outras ações.




Fonte: GazetaWeb

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta