quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Iemanjá: confira programação da festa



Ao meio-dia desta terça-feira, 1º, os devotos começam a render homenagens à Rainha das Águas, com a abertura do caramanchão de Iemanjá para colocação de oferendas. Os reparos na casa da orixá, no Rio Vermelho, foram concluídos e os balaios dos presentes já foram entregues. [...]



Nesta segunda, 31, toldos e tablados foram instalados. O ponto alto dos preparativos finais, contudo, está previsto para esta terça, com a chegada do presente principal, segredo guardado a sete chaves pela Colônia de Pescadores Z-01, organizadora da festa do 2 de Fevereiro. “É uma homenagem marinha”, brinca Marcos Santos Souza, presidente da Colônia de Pesca Z-1, sem querer adiantar qual artista plástico está confeccionando a escultura.

A maior mudança nos festejos, este ano, está no horário da saída do presente principal, antecipado em meia hora. Em vez das 16h, como nos anos anteriores, sairá às 15h30. A alteração foi fruto de um acordo entre a Capitania dos Portos e a organização do evento.

O presidente da Colônia de Pesca explica que o pedido partiu da Capitania, pois, entre as cerca de 300 a 350 embarcações que participam do cortejo marítimo, muitas são de pequeno porte e vêm de locais distantes, para onde retornam após a procissão, que se encerra por volta das 17h30. Por isso, ficam expostas ao vento e riscos de acidentes. Com a mudança do horário, a expectativa é que o cortejo termine às 17h.

A Colônia de Pesca Z-01 tem recebido o apoio da administradora regional da Siga VII (Rio Vermelho), Eliana Mascarenhas, e do presidente da Central de Entidades do Rio Vermelho, Clóvis Cavalcanti Bezerril. Ao contrário de anos anteriores, quando a Colônia de Pesca amargava dificuldades financeiras e até ameaçava não fazer a festa por falta de apoio, este ano o clima foi tranquilo. Uma parceria com a Superintendência de Conservação e Obras Públicas do Salvador garantiu a reforma da Casa de Iemanjá, com pintura e pequenos ajustes.

O local, no entanto, precisa de uma recuperação mais ampla, incluindo sistema elétrico, telhado e rachaduras nas paredes. A última grande reforma ocorreu há seis anos. De acordo com Eliana Mascarenhas e Marcos Souza, o prefeito João Henrique comprometeu-se a executar os serviços assim que passe a festa de Iemanjá.

Os preparativos atingiram o entorno da Colônia de Pesca. O alambrado foi pintado e, segundo Eliana Mascarenhas, há três semanas teve início, pela Limpurb, o trabalho de limpeza. Numa ação, semana passada, na Praia da Paciência, foram retiradas quatro caçambas de lixo.

Trânsito - As alterações no tráfego de veículos no bairro começam às 4h de quarta e prevalecem até as 6h de quinta, 3. Os moradores têm acesso às vias interditadas mediante comprovação de endereço.

Será proibido o tráfego e o estacionamento de veículos na Rua da Paciência, Travessa Prudente de Moraes, Largo de Santana, Rua Guedes Cabral, Rua Borges dos Reis, Rua Almerinda Dutra, Rua João Gomes, Rua Conselheiro Pedro Luiz e Largo da Mariquita.

Programação


Quarta-feira

0h Obrigações religiosas no Terreiro de Mãe Aíce

1h30 Entrega do presente de Oxum, no Dique

4h30 Alvorada de fogos

15h30 Saída da procissão marítima dos presentes

As informações são do A TARDE

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta