“Cultura, política e participação popular” é o tema do IV Congresso Ibero-Americano de Cultura cujas linhas principais foram apresentadas no dia 22 de junho, na sede da SEGIB, por representantes da Secretaria-Geral Ibero-Americana, do Ministério da Cultura de Espanha e da Secretaria da Cultura da Argentina.
A cultura e o lugar que deve ocupar na política dos Estados através da participação social será o tema dos debates que representantes de 21 países terão no próximo mês de setembro no IV Congresso Ibero-Americano de Cultura que se celebrará na cidade argentina de Mar del Plata.
Ministros, intelectuais, educadores, profissionais, jornalistas, representantes da política e de organizações sociais reunir-se-ão entre 15 a 17 de setembro para debater as políticas culturais e os novos desafios que o setor enfrenta.
Tudo isto, como afirmou o sub-diretor de Assuntos Culturais da SEGIB, Enrique Vargas, enquadrado na aposta em fortalecer os mecanismos de cooperação entre os países ibero-americanos.
O secretário-geral ibero-americano, Enrique V. Iglesias, num vídeo gravado e emitido durante a apresentação do congresso, destacou que na atualidade, as políticas económicas não se sustentam se não tiverem em conta as políticas culturais.
Neste sentido também falou o diretor geral de Política e Indústrias Culturais do Ministério da Cultura espanhol, Santos Castros, que explicou que hoje não se pode entender o desenvolvimento cultural e o económico e social a não ser como um processo conjunto e articulado.
A relação entre economia e cultura e o impacto das indústrias culturais nos processos de desenvolvimento e geração de emprego serão por isso assuntos centrais neste congresso, indicou a diretora de Política Cultural e Cooperação Internacional da Argentina, Mónica Guariglio, que também destacou a diversidade e pluralidade cultural dentro da identidade ibero-americana e a inovação tecnológica.
Paralelamente ao IV Congresso Ibero-Americano de Cultura desenvolver-se-ão em Mar del Plata outras atividades como o Segundo Encontro de Jornalismo Cultural, organizado conjuntamente com a Fundação Novo Jornalismo dirigida por Gabriel García Márquez.
Também haverá uma nova edição do Seminário Ibero-Americano de Políticas da Música, o Fórum Ibero-Americano de Políticas Culturais ou o Encontro de Jovens Ibero-Americanos.
A cidade argentina acolherá nestas datas uma ampla programação artística e cultural: além de uma edição especial da Noite dos Museus, poder-se-á assistir a uma homenagem musical às mulheres ibero-americanas ou a uma maratona de cinema, entre outros eventos.
Entretanto, os jovens e crianças terão também um encontro com a cultura ibero-americana com exposições sobre jogos, contos e cancioneiros dos países participantes.
E este ano o congresso contará com um canal dedicado à sua celebração dentro da plataforma de televisão “on line” NCIwebtv, especializada em temas culturais, educativos, científicos e tecnológicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário