domingo, 12 de junho de 2011

Festival de jazz movimenta o Rio de Janeiro


Em junho de 2011, o Brasil estará de volta ao circuito do jazz mundial. O Rio de Janeiro e São Paulo serão palco do “BMW Jazz Festival”, que tem como propósito gerar momentos sublimes de educação musical.

Com a promessa de ser um dos mais primorosos e completos festivais de jazz de todos os tempos no Brasil, e para incentivar um conhecimento mais profundo sobre o gênero, o BMW Jazz Festival não ficará restrito aos palcos. Serão oferecidos workshops com as principais atrações e uma programação ao ar livre (e gratuita) no parque do Ibirapuera, em São Paulo, que inclui show e uma sessão de cinema com filme relacionado ao estilo musical.

Já no Rio de Janeiro, a programação contará com artistas de primeira. Nos dias 13 e 14 de junho, o Oi Casagrande recebe grandes nomes do Jazz como Joshua Redman Trio e Sharon Jones & The Dap-Kings, Wayne Shorter Quartet e Marcus Miller.


> Joshua Redman Trio: O premiado saxofonista é um dos mais importantes artistas do jazz a ter surgido nos anos 90. Filho do lendário Dewey Redman, começou a tocar o clarinete aos nove anos de idade e, um ano depois, o sax tenor. Apesar de adorar a música, tornar-se um músico profissional não era sua prioridade. No entanto, em 1991, após se formar em Ciências Sociais pela Faculdade de Harvard, resolveu tirar um ano sabático em Nova York para se dedicar exclusivamente à música. Em pouco tempo se viu totalmente imerso na cena de jazz, apresentando-se com alguns dos mais importantes músicos de sua geração. Cinco meses após a mudança, sua decisão se mostrou acertada quando venceu o conceituado concurso Thelonious Monk International Saxophone Competition. De lá pra cá, lançou mais de dez discos solo, ganhando indicações ao Grammy. Tocou com artistas do calibre de The Rolling Stones, John Scofield, McCoy Tyner e Stevie Wonder, entre outros.

> Wayne Shorter Quartet: Reconhecido como um dos mais importantes saxofonistas e compositores da história do jazz e damúsica moderna, o americano Wayne Shorter ganhou nove dos 13 Grammy a que foi indicado. Hoje, ele continua a impressionar o público com o seu quarteto e com o seu projeto sinfônico, criando algumas das músicas mais poderosas de sua prolífica carreira. Nas palavras de Miles Davis, “Wayne é um compositor de verdade. Ele sabe que a liberdade na música é conhecer as regras para depois entortá-las ao seu próprio gosto e satisfação”.

> Sharon Jones & The Dap Kings: Há dez anos na estrada, Sharon Jones & The Dap-Kings lançou em abril de 2010 seu quarto disco, “I Learned the Hard Way”. Dona de uma voz poderosa, a ex-carcereira Sharon Jones foi descoberta somente em 1996, aos 42 anos de idade, durante uma gravação em que fazia vocais de apoio para o veterano do funk Lee Fields. Composto por nove músicos, o conjunto ganhou reconhecimento mundial ao gravar seis das onze faixas de Back to Black, disco de maior sucesso de Amy Winehouse, que os convidou para tocar em sua turnê norte-americana, em 2007. A devoção de Sharon Jones & The Dap-Kings ao soul e o funk dos anos 1960 e 1970 fica evidente na sonoridade clássica apresentada pelo grupo, que resgata com propriedade, através de canções originais, a era de ouro da música produzida pelos lendários selos Motown e Stax.

> Marcus Miller – Tutu Revisited: Atualmente, o multi-instrumentista – primariamente baixista – divide-se entre a composição de trilhas sonoras, gravações no estúdio e o celebrado projeto Tutu Revisited, criado originalmente como uma apresentação única para fechar a mostra We Want Miles, em Paris, em 2009. Miller foi um personagem importante na história de Miles Davis ao produzir e compor a maioria das músicas do disco “Tutu” (1986), que venceu o Grammy e tornou-se um marco da última fase da carreira do trompetista. Dono de dois prêmios Grammy e com nove discos lançados (seis de estúdio e três ao vivo) em sua carreira solo, Marcus Miller é um músico de técnica singular e está entre os mais talentosos e inovadores baixistas do mundo. Seu nome aparece nos créditos de trilha sonora de diversos filmes e nos encartes de mais de 500 discos, dos mais variados estilos: rock (Eric Clapton e Donald Fagen), jazz (George Benson, Dizzy Gillespie, Joe Sample, Wayne Shorter e Grover Washington, Jr.), pop (Roberta Flack, Paul Simon e Mariah Carey), R&B (Aretha Franklin and Chaka Khan), hip hop (Jay-Z e Snoop Dogg), blues (Z.Z. Hill), new wave (Billy Idol), smooth jazz (Al Jarreau e Michael Franks) e ópera (colaborações com Kenn Hicks e Kathleen Battle).

Programação do festival:

Local: Teatro Oi Casagrande

Segunda-feira, 13 de junho, às 21h:

Joshua Redman Trio
Wayne Shorter Quartet

Terça-feira, 14 de junho, às 21h:
Sharon Jones & The Dap-Kings
Marcus Miller – Tutu Revisited


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta