Hoje, às 10h da manhã ocorreu a sessão requerida pelo deputado federal baiano, Luiz Alberto (PT/BA), com o objetivo de realçar a importância de Milton Santos para a sociedade brasileira, repercutindo no parlamento as contribuições do geógrafo para o país.
Veja abaixo a entrevista de Milton Santos, na TV Cultura, para o programa Roda Viva em 30 de março de 1997.
A mesa da sessão foi composta por Elias Sampaio, Secretário Estadual de Promoção da Igualdade (SEPROMI) , representando o Governador da Bahia Jaques Wagner, a Ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) Dra. Luíza Bairros, o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, a Embaixatriz da Guiné-Bissau Eugênia Pereira Araujo, o Prefeito de Brotas da Macaúba, Litercílio Nunes, o Embaixador da República Unida da Tanzânia , o Professor Plínio Dias do Instituto de Geociências da Bahia e o Embaixador da África do Sul, Yusuf Omar e a neta de Milton Santos, Nina Santos. Prestigiaram a sessão vários deputados federais , a vereadora da Bahia, Olivia Santana, a Senadora da República, Lídice da Mata.
Dep. Luiz Alberto (PT-BA) proferindo o discurso
|
"Parabéns ao Deputado Luiz Alberto, pela justa homenagem a Milton Santos em sessão solene na Câmara Federal. As presenças da Ministra Luiza Bairros, da Senadora Lidice da Mata, de Zé Sérgio Gabrielli e das autoridades internacionais engrandeceram o evento. Acredito que fatos relevantes como estes, que são uma celebração a inteligência e a competência, merecem uma comunicação planejada com o objetivo de mobilizar organizações e lideranças de todo o País. Não podemos ficar satisfeitos em falar apenas para nós mesmos. Milton Santos é um negro que orgulha a Bahia e o Brasil." Disse o publicitário João Silva presente na sessão solene.
Elias Sampaio (SEPROMI-BA) e a Vereadora Olivia Santana (PCdoB-BA) |
Ministra SEPPIR Drª Luiza Bairros |
Ministra Luiza Bairro SEPPIR eo Embaixador da África do Sul Yusuf Omar |
Livros do Milton Santos |
Livros de Milton Santos |
Livros de Milton Santos |
Livros de Milton Santos |
Dep. fed. Josias Gomes PT-BA |
A Mesa |
Juci assessora da Ministra Luiza Bairros |
Biografia de Milton Santos
A história e trajetória política e intelectual de Milton Santos reafirmam a importância da sua luta por justiça e igualdade, e da participação de homens e mulheres negras na construção do país.
Nascido em 3 de maio de 1926, ao longo da sua vida, escreveu 40 livros, foi co-autor de dezenas de outros e publicou artigos, foi articulista e editor em jornais brasileiros importantes, como Folha de São Paulo, Correio Braziliense e jornal A Tarde, da Bahia. Na década de 90, ganhou prêmios como o “Estação Cultural” e o Vautrin Lud (considerado o Nobel da Geografia).
Milton Santos dedicou toda a sua obra ao entendimento das supra e sobre-estruturas formativas das desigualdades entre os homens e as sociedades humanas ao redor do mundo.
Suas colocações transbordaram o âmbito da Geografia para se espraiar por outros domínios e usos quando, no início dos anos 90, a partir da Europa (França), se organizou um movimento para se contrapor à irracionalidade do financismo global – que marcou a nova fase do capitalismo a partir dos anos 1970, travestido de “globalização”.
O trabalho de Milton Santos serviu de inspiração para o que, hoje, veio a se constituir como Fórum Social Mundial, o qual foi convidado a se associar como fundador.
_______________________________Sobre o Vídeo:
Doutor pela universidade francesa de Estrasburgo, o geógrafo fala sobre uma globalização diferente, possível e na contramão da existente. titular de geografia da Universidade de São Paulo. Consagrado, em 1994, com o Prêmio Nobel da geografia [refere-se ao Vautin Pud, considerado como o Nobel da geografia], o professor Milton Santos é colecionador de títulos, doutor em geografia pela universidade francesa de Estrasburgo, é também doutor em honoris causa por outras onze universidades de sete países. Aos 71 anos, com mais de 40 livros publicados, em sete línguas, Milton Santos nasceu na cidadezinha de Brotas de Macaúba, no interior da Bahia. Alfabetizado pelos próprios pais, professores primários, cursou direito em Salvador. Em 1964 foi destituído do cargo de secretário do estado da Bahia e de professor da Universidade Federal pelos militares. Exilou-se na Europa e lecionou durante treze anos nas mais importantes universidades do mundo. Avesso às teorias que exaltam a globalização, Milton Santos chama atenção para a importância dos intelectuais na discussão da sociedade moderna, contesta o modelo de reforma agrária brasileira e quer a geografia pensada como filosofia e arte
- Apresentação: Matinas Suzuki Jr.
- Entrevistado(s): Milton Santos
- Entrevistadores: Vinicius Torres Freire, Renato Ortiz, István Jancsó, Daniel Hessel Teich, Maria Irene Szmrecsanyi, Fernando Conceição, Ulisses Capozzoli
2 comentários:
As águas levaram os homens a navegar, descobrir, conquistar todo o progresso da humanidade. As várias processuais de tudo que é bonito, belo, maravilhoso, bondoso como flor de lótus ou a vitoria regia, o revoa do panapanã e a migração dos pássaros para reprodução. Aqui Pau Brasil, cana de açúcar, café, fruto presencial da água. Tudo isso é um presente de Deus, para o homem e a mulher dos primórdios no processo existencial da vida. Estamos agradecendo cada homem e cada mulher pela sua contribuição nessa conquista e aprendizado político, congresso afro brasileiro que editou a carta de Uberaba (1979) que falava em seu último paragrafo que a supressão das eleições é uma forma de racismo e escravagismo e o encontro de Ribeirão Preto que vê todo o processo do navio negreiro e as suas consequências promove todo o esforço coletivo, elevando a bravura e a virilidade de um líder a condição de Estadista, Zumbi dos Palmares. Citaria cinco pessoas nessa contribuição, deputado Carlos Santos (MDB-RS), Adalberto Camargo (MDB-SP), deputado estadual Theodozina (SP), a contribuição intelectual do escritor Milton Santos e o pronunciamento do Senador Itamar Franco em 1980, dos quais são esse blog e a contribuição voluntária da sensibilidade política da população negra brasileira na época. Pela coragem, de desafiar o regime autoritário militar e posicionar com uma proposta politica que as elites politicas brasileiras e o setor acadêmico do pais até hoje não entenderam, não compreenderam. Esse aprendizado do processo civilizatório nas Américas, esse seja talvez o momento mais importante para a história brasileira. Juntos, todos juntos como disse o deputado Elquisson Soares da Bahia, líder da minoria na Câmara, ao colocar nos anais do congresso brasileiro a carta de Uberaba e o Encontro de Ribeirão Preto, ele respondendo a parte do deputado Bonifácio de Andrade da ARENA-MG, dizendo quando o Estado não cumpre a sua função as Autoridades não cumprem seu dever, a nação que é o povo se levanta e decide, essa é uma decisão do povo e da nação. Tende Paz, muita Paz, amor, sabedoria no aplicativo da inteligencia. (A VIDA É A FONTE DA ÁGUA VIVA)
Pedimos o apoio desse grande site para essa região abandonada que é o oeste da Bahia.
"Prefeito Ney Borges,
Parabéns pela sua eleição. Também a eleição para vereador do Zeca, meu sobrinho. Eu sei que o meu município e os nossos habitantes, não ha uma consciência que é um quilombo. Naquela reunião com a GRANFLOR que aconteceu em Mansidão, representada pelo Alexandre Araújo. o que pode-se perceber que ha nas grilagens de terra da Cachoeirinha e Fazenda Tapera. Fica claro, o consentimento das autoridades federal, estadual e Municipal do oeste da Bahia e sul do Piauí.
Meu irmão Ney, posso chamar de irmão, temos que estarmos unidos todas da região. Para um projeto que capacite individualmente a cada um no aproveitamento das suas terras, para criar uma cultura de cidadania e técnica para uso da terra. Sem a violência do grileiro, que as autoridades judiciaria seja comprometida, também, com respeito a conquista da cidadania do nosso povo. Sei que o governo da Dilma vai nos agradecer!... O nosso blog: onegronobrasil1980.blogspot.com põe-se em disposição do prefeito e do município. Juntos venceremos!"
Postar um comentário