domingo, 14 de agosto de 2011

Oficina ensina história da cultura afro e afro-brasileira em São José dos Pinhais - Paraná

A prefeitura de São José dos Pinhais, no Paraná, oferece a alunos da Escola de Linguagens Culturais e interessados da comunidade em geral a oficina Kizomba (Na Roda com a Cultura Afro), sobre cultura africana e afro-brasileira, que será realizada de 17 a 19 de agosto, pela Secretaria Municipal de Cultura.

O objetivo da oficina é divulgar e valorizar as influências africanas e afro-brasileiras em toda a cultura nacional, com ênfase na cultura contemporânea, incluindo a música, as artes cênicas, a literatura e a culinária. “A ideia é ofertar para os alunos da Escola de Linguagens Culturais, da rede pública de ensino e ao público interessado um conhecimento mais amplo a respeito das influências que a cultura afro tem na cultura brasileira”, disse Lisandro César Vieira, chefe da Divisão de Artes Plásticas e Literatura da Secretaria Municipal de Cultura.

Segundo o oficineiro Kunta, coreógrafo e dançarino da Companhia de Dança e Música Afro Kundumbelê de Guarapuava, a oficina irá trabalhar temas como a musicalidade africana, que teve forte influência na construção sonora da música caribenha, norte-americana e brasileira; proporcionar vivência com instrumentos e ritmos de origens africanas; facilitar experiências corporais, através da dança e do canto; compreender as correntes artísticas, entre outras.

“Esse conteúdo também tem o objetivo de reforçar a Lei 10.639/03, que trata sobre a obrigatoriedade do ensino da história e cultura africana e afro-brasileira como temática educacional”, destaca outro oficineiro, Krysthian Ratier, que é músico do Trio Curucaca.

Serviço
Oficina Kizomba (Na Roda com a Cultura Afro)
Data: de 17 a 19 de agosto
Horário: Dia 17 só na parte da tarde e os demais dias, tarde e noite
Local: Escola de Linguagens Culturais
Endereço: Rua Joaquim Nabuco, 3136 – Centro de São José dos Pinhais
Mais informações: 3381-5914 ou 3381-5910.




Fonte: PM SJP

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta