sábado, 20 de agosto de 2011

Uma viagem à Brasília roqueira dos anos 1970


Documentário 'Rock Brasília' divulga trailer no YouTube, e traz depoimentos inéditos que passam a limpo a história de bandas como Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Plebe Rude e Capital Inicial

Foi divulgado no Youtube o novo trailer oficial do documentário Rock Brasília - Era de ouro, de Vladimir Carvalho. Imagens de arquivo gravadas pelo diretor desde o fim dos anos 1970 ajudam a contar como aquela geração de filhos de militares, diplomatas e professores criou um movimento capaz de transformar Brasília na capital musical da juventude roqueira.
   

Gigantes do rock nacional, como Legião Urbana, Capital Inicial e Paralamas do Sucesso, nasceram naquele momento, numa então jovem e efervescente Brasília, ainda no regime militar. Foram bandas cujo sucesso atravessou as décadas e que até hoje permanecem fortes. Prova disso é que as três (a Legião sem Renato Russo, morto em 1996, mas na companhia da Orquestra Sinfônica Brasileira) subirão no Palco Mundo do Rock in Rio 2011.

O filme reúne depoimentos raros e inéditos dos protagonistas daquele movimento inspirado nos punks de Londres, como Renato Russo, Dado Villa-Lobos e Marcelo Bonfá (Legião Urbana), Dinho Ouro Preto, Fê e Flávio Lemos (Capital Inicial) e Philippe Seabra (Plebe Rude). Também há os testemunhos de outros artistas que se aproximaram da “tchurma” (apelido cunhado por Renato Russo), como os músicos do Paralamas do Sucesso (Herbert Vianna, João Barone, Bi Ribeiro) e Caetano Veloso.
Rock Brasília encerra uma trilogia sobre a construção cultural e ideológica da capital federal - as outras são Conterrâneos Velhos de Guerra (1991) e Barra 68 (2000). Trata-se de uma história pontuada por momentos inesquecíveis, como o quebra-quebra no show do Legião Urbana no Estádio Mané Garrincha em junho de 1988; e o grande show do Capital Inicial na Esplanada dos Ministérios em 2008, com Dinho cantando a música do colega Renato Russo: “Que País É Esse?”.

A estreia está marcada para 26 de setembro, na abertura do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Mas o filme entra em cartaz, de fato, a partir de 7 de outubro, no circuito São Paulo, Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Porto Alegre, Campinas e Santos. E no dia 21 de outubro no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta