sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Michael Jackson na Boston University em palestra do publicitário João Silva


Em palestra ontem a noite na BU o publicitario brasileiro João Silva, Diretor da Maria Comunicação afirmou que a estabildade economica brasileira aliada ao novo poder de consumo das classes C e D criaram uma nova categoria de consumidores que representam mais da metade da população. JS inicionou sua explanação exibindo o video Clip "They don't care about us" de Michael Jackson com o Olodum gravado em Salvador e no Rio de Janeiro e dirigido por Spike Lee para demonstrar que as pessoas que aparecem naquele video, são os novos consumidores do Brasil e que para falar com esse público é necessário conhecimento e cultura além do domínio da linguagem.
Em seguida apresentou informações e dados da economia brasileira e da industria da comunicação no País.
Segundo JS “ o Presidente Lula foi a principal ação de promoção e marketing do Brasil dos ultimos anos” foi o papel desempenhado pelo ex-presidente quando começou a viajar ao mundo falando português e usando produtos fabricados no Brasil .Segundo o publicitário “isso contribuiu e muto para elevar a auto-estima dos brasileiro, estimular a produção e consumo interno além de fazer com que o mundo inteiro passasse a se interessar em conhecer a cultura brasileira.



JS contou como foi o processo de criação de algumas das suas mais de 1000 marcas como as de Collor e Olodum e da importância do prcesso de investigação através de pesquisas Qualitativas e Quantitativas para a conceituação e estratégia adequada para campanhas e ações de comunicação de sucesso. Segundo JS “ invisto 90% do meu tempo em colher informações e estuda-las e os 10% restante utilizo para fazer um design que seja novo, arrojado, provocador, pertinente ao produto ou serviço e acima de tudo que seja de simples assimilação pelo público alvo prioritário”.
JS apresentou cases de sucesso da Maria como o outdoor Pensar o Novo! com Barack Obama veiculado na Bahia quando BO ainda disputava as prévias do Partido Republicano com Hilay Clinton, falou do sucesso da Feira do empreendedor que teve o artista Carlinhos Brown como protagonista de uma estratégia de sucesso, falou sobre suas campanhas para as áreas cultural, imobiliário, de produtos e serviços além de shopping centers, entretenimento, governo e marketing politico.
O outdoor Digaí Negão! criado para recepcionar o presidente norte Americano quando de sua visita ao Brasil causou bastante surpresa na plateia quando informada que a peça/ação do Instituto Maria Preta gerou mais de 60 mil replicações na NET(sites e blogs) e foi a única ação de recpção a Barack Obama em todo o Brasil.

Durante as perguntas JS respondeu e tirou dúvidas da plateia e aproveitou para afirmar que a industria da comunicação do Brasil possui os melhores instrumentos do mundo para regular a atividade no País e explicou o papel da ABAP, CENP, CONAR e FENAPRO.
JS finalizou agradecendo aos organizadores do evento Carlo Neumark e Dra. Célia Bianconi da BU, a Cristiane SCiaba representante da Maria International e presenteou a plateia com camisetas do Olodum(cedidas gentilmente por João Jorge), do No Racism Here! e do Combate a Intolerância Religiosa do Instituto Maria Preta.Hoje pela manhã JS conversou com jornalistas e alguns empresários que tem interesse no Mercado brasileiro.


Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta