quinta-feira, 19 de abril de 2012

Escritor angolano Ondjaki e sua inspiração para escrever AvóDezanove e o Segredo do Soviético



Vídeo realizado pelo Instituto Maria Preta com o escritor Angolano Ondjaki ganhador do *Prémio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético, no seminário "A Literatura Africana Contemporânea"onde ele fala de forma divertida sobre o que o inspirou para escrever este romance.

*O Jabuti é um dos mais importantes prémios literários brasileiros atribuído em 21 categorias. [2]
Atualmente, mora no Brasil, no Rio de Janeiro.


 AVÓDEZANOVE E O SEGREDO DO SOVIÉTICO
Ondjaki

Leia um trecho
A PraiaDoBispo é um bairro tranquilo de Luanda: o VelhoPescador cuida de sua rede, o VendedorDeGasolina espera um cliente que nunca chega, AvóAgnette e AvóCatarina conversam com a vizinha e ralham com os miúdos. As obras de um mausoléu, porém, transformam e ameaçam o cotidiano: soldados soviéticos comandam os trabalhos de construção do monumento, e o projeto de revitalização do local ameaça desalojar os moradores.
As crianças da PraiaDoBispo assistem a tudo com seus olhos inocentes mas agudos, e divertem-se com as brincadeiras de rua e com a presença extravagante dos estrangeiros. Elas começam a desconfiar que os "lagostas azuis", como chamam os soviéticos, podem estar tramando algo confidencial. Mas o segredo do soviético pode ter a ver com outras coisas: a enorme quantidade de sal grosso encontrada no depósito da construção, os pássaros de plumagens coloridas mantidos presos em gaiolas ou a dinamite estocada nos barracões do canteiro das obras.
AvóDezanove e o segredo do soviético é um romance que ultrapassa o horizonte histórico e biográfico para resultar num relato ficcional amparado na poesia da imaginação, no humor inocente da infância e na linguagem que combina o sabor da oralidade do português angolano ao talento narrativo de um jovem escritor africano.

AvóDezanove e o Segredo do Soviético
1a. edição, 2009
Ondjaki
Companhia das Letras
























Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta