quarta-feira, 25 de abril de 2012

SP - OAB homenageia o primeiro presidente negro da entidade

O advogado Benedicto Galvão, primeiro presidente negro da OAB SP, foi homenageado na Câmara Municipal de São Paulo no último dia 11, em uma iniciativa da Comissão da Igualdade Racial da OAB SP.
“Os advogados e a sociedade civil devem conhecer a contribuição de suas lideranças afro descendentes na construção da cidadania e daqueles que atuaram para combater o racismo em todas as suas formas. Essa homenagem vem ao encontro desse nosso desejo. É preciso resgatar a memória dos líderes que escreveram a história da Advocacia e da cidadania no Brasil”, afirmou o presidente da OAB SP, Luiz Flávio Borges D´Urso.
Para o presidente da Comissão de Igualdade Racial, Eduardo Pereira da Silva, a homenagem “é um reconhecimento da instituição (OAB SP) ao trabalho prestado por este Presidente afro brasileiro, que fez história na sua gestão em 1940/1941 e aos homenageados que ,em 2011, reconhecidamente, combateram o racismo e desenvolveram políticas de inclusão social”.


Benedicto Galvão presidiu a OAB SP de 1940 a 1941, durante o afastamento de Noé Azevedo, e é considerado o primeiro presidente negro da OAB SP. Nasceu em uma família humilde no interior do Estado e, graças à sua inteligência e perseverança, veio para São Paulo, formou-se na escola complementar, anexa à Escola Normal da Praça da República, trabalhando como auxiliar de escritório e professor nos bairros da Bela Vista e Liberdade e diplomou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo em 1907, passando a advogar no famoso escritório de Alfredo e Ernesto Pujol. Morreu em 11 de julho de 1943. A história de Benedicto Galvão foi resgatada pela Comissão de Resgate da Memória.

Os homenageados:
CARMEM DORA DE FREITAS FERREIRA - Advogada e ex-conselheira da OAB SP                                                                                                     HÉDIO SILVA JUNIOR - Ex-conselheiro OAB SP e ex-secretário estadual da Justiça e Cidadania
MARIA APARECIDA DE LAIA - Coordenadoria do Negro da Secretaria de Participação e Parceria do Município de São Paulo
MARGARETE BARRETO - Delegada Titular do Degrad
MOISÉS DA ROCHA - Radialista
IVO MIGUEL EVANGELISTA SANTOS - Advogado e presidente Rotary Santos
MARCO ANTONIO ZITO ALVARENGA -Presidente do Conselho de Participação de Desenvolvimento da Comunidade Negra
JOSÉ VICENTE - Reitor da Universidade Zumbi dos Palmares
NADIR DE CAMPOS JUNIOR - Promotor de Justiça
JOSÉ CÂNDIDO (Homenagem póstuma) - MARCELO DE SOUZA CÂNDIDO, Prefeito de Suzano e filho do deputado recebeu o prêmio
CLEONICE CAETANO - Diretora executiva do Instituto Sindical Interamericano pela Igualdade
Cel. PM ADMIR GERVÁSIO MOREIRA – Secretário-Chefe da Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo
HÉLIO SANTOS - Professor universitário e consultor de Gestão da Diversidade
KABENGELE MUNANGA – Professor de  Antropologia da USP
ERICKSON GAVAZZA MARQUES - Desembargador do TJ-SP
MAURÍCIO PESTANA - Diretor de redação da revista Raça
PAULO PAIM -Senador
CARLOS ALBERTO CAETANO - Compositor e um dos mais antigos representantes do samba paulista
ELOISA DE SOUZA ARRUDA - Secretaria da Justiça e da Cidadania do Estado de São Paulo
Enviado por Antonio Lucio

Antonio Lucio é Diretor e Editor do BUREAU POLCOMUNE - Editor Político do PORTAL AFRO INSTITUTO CULTURAL www.portalafro.com.br – Colunista e Editor da revista ÁFRICA Magazine – www.culturalafricano.org - Colunista da AFROPRESS – Agencia de Informação Multi-Étnica www.afropress.com – Blogueiro, Articulista e Colunista do PORTAL ÁFRICAS - www.africas.com.br

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta