terça-feira, 15 de maio de 2012

Brasília - Mostra de cinema Diálogos Africanos - Um continente no cinema

Começa esta semana, em Brasília, a mostra de cinema Diálogos Africanos – Um Continente no Cinema, que procura mapear um pouco da história e da realidade da África a partir de um leque de olhares: de realizadores africanos, estrangeiros, exilados ou de descendentes de africanos.
Dentre os filmes exibidos, há perspectivas de autores oriundos dos países de maior produção cinematográfica do continente, como África do Sul, Senegal, Burkina Faso e Nigéria. Também participam cineastas não africanos, como os portugueses Manoel de Oliveira e Pedro Costa. O público poderá conferir, ainda, o trabalho de autores mais jovens da “diáspora africana”, a exemplo de Newton Aduaka e Rachid Bouchareb e, também, de realizadores que embarcaram em coproduções luso-africanas, como Flora Gomes e Zeze Gambôa.
Em parceria com a Universidade de Brasília (UnB), haverá uma seleção de filmes exibida no Instituto Cervantes, dentro do evento Caminhos Africanos, do Festival Latino-Americano e Africano de Arte e Cultura 2012 (FLAAC).
A programação inclui, também, um debate aberto ao público, cujo tema será Os filmes africanos no contexto do ensino da história afro-brasileira, com participação da curadora da mostra, Carolin Overhoff Ferreira, e de Patricia Teixeira Santos, pós-graduada em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994).
De 15 a 20 de maio, no CCBB (SCES, trecho 2), e de 23 a 27, no Instituto Cultural Cervantes de Brasília (707/907 Sul, lote D). Programação e classificação indicativa dos filmes no site www.bb.com.br/cultura.Fonte : Jornal da Comunidade

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta