terça-feira, 29 de maio de 2012

Minas Gerais - Celebrado o primeiro casamento ioruba no candomblé de Uberaba

Oxum 
Pela primeira vez em Uberaba aconteceu casamento seguindo os rituais do candomblé. Dois casais se uniram em uma cerimônia da cultura Ioruba, que encheu a casa da comunidade Ilê Alaketu Asé Opô Bari (ninho dos marimbondos), de Babá Carlos Costa, “O príncipe do candomblé”.
De acordo com a tradição, o casamento acontece durante o dia, com a entrega de oferendas à deusa Oxun, conhecida por abençoar o nascimento e o matrimônio. O enlace, na religião Ioruba, é chamado de “Iyawo Mo Diadé” (enlace de corpos e alma), que termina com uma cerimônia reunindo convidados e padrinhos para uma grande celebração.
Os noivos Vinícius Guardiero e Cristiane Guardiero, tendo como sacerdote o Babá Carlos, proferiram suas juras e orações na língua africana e marcaram suas testas com pó nas cores azul, vermelha e branca, simbolizando desejos, sacrifícios e bênçãos. Por sua vez, Carlos José Fernandes Costa (O Babá Carlos) e Kathrain Ferreira Pires tiveram sua cerimônia celebrada pela sacerdotisa Ionice Maria Romualdo.
A festa seguiu com dança das divindades, representadas por médiuns vestidos de forma tradicional, e a bênção dos Orixás.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta