sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasília - Quarteto de Cordas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) se apresenta no VI Festival Bravio (Associação Brasiliense de Violão), domingo (29), no Espaço Cultural Ary Barroso, do Sesc.

O Quarteto de Cordas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) leva a obra do compositor Paulino Chaves (1883-1948) – que nasceu em Natal (RN), mas fez de Belém sua principal morada – para plateias de outros Estados. A primeira parada será no VI Festival Bravio (Associação Brasiliense de Violão), domingo (29), no Espaço Cultural Ary Barroso, do Sesc em Brasília (DF).
O quarteto é composto por dois violonistas, Feliphe Bruno e Beatriz Mauler, por Jenifer Oliveira na viola e Advaldo Filho, no violoncelo. No repertório será tocado o "Quarteto de Cordas em Lá Maior", de Paulino Chaves, que viveu no período romântico e tem influências regionais e europeias. Segundo Feliphe Bruno, um dos momentos mais importantes será a execução do último movimento da obra.
“Este é um dos momentos mais originais do concerto, por causa do tema genuinamente paraense, com base num dos ‘pregões’, que caracterizavam o modo de vendas de ambulantes que circulavam pela cidade. Isso torna a música um exemplo ímpar para a época, valorizando de certa forma a cultura local, de tradição oral”, explica.
Segundo Feliphe, outras obras também vão ser apresentadas. “Vamos apresentar o concerto para violão, com adaptação para o quarteto de cordas, com o solo do violonista Renato Mendes. E por fim tocaremos o Concerto para violão e Quarteto de Cordas de Mauro Giuliani, com solo do violonista Álvaro Henrique”, antecipa.
A execução da obra em Brasília será um marco na música de câmera paraense. O quarteto vai se apresentar também dia 31 deste mês, no Teatro de Bolso do Mercado Municipal de Uberlândia, em Minas Gerais. O Quarteto de Cordas é composto por alunos da Uepa de vários semestres. Eles ensaiam uma vez por semana, durante três horas, coordenador pelo professor Urubatam Castro.
O grupo começou com um repertório de clássicos para garantir consistência e sintonia nas apresentações. Em agosto, o grupo faz apresentações em Belém, com a mesma temática de Brasília e Minas Gerais.Fonte : 
Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta