sexta-feira, 6 de julho de 2012

Evento gratuito discute processos de produção na cultura digital em Salvador


Nelson Pretto

Dentro da programação do Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), o IV encontro acontece no cinema do MAM, dia 10 de julho, das 16h30 às 18h30, com as participações do educador Nelson Pretto e da artista gráfica Suzete Venturelli

Estudantes, pesquisadores, profissionais ou curiosos com interesse em tecnologia, educação e produção cultural já têm um programa para o dia 10 de julho. O Projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL) realizará o IV encontro formativo e levará, ao cinema do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a artista gráfica Suzete Venturelli e o educador Nelson Pretto para debater os “Processos de produção na cultura digital: arte, tecnologia e aprendizagem”.  


O evento, que é gratuito, terá a mediação de Jarbas Jacome, músico e mestre em Ciência da Computação com pesquisa sobre computação gráfica (pela UFPE), computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado.


Antes do debate, das 15h30 às 16h30, o público pode conferir a exibição online do trabalho de Suzete Venturelli, no LABMAM.


O projeto, uma realização da Cardim Projetos e coprodução do MAM-BA, tem patrocínio da OI, através do Programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia, e apoio cultural da OI Futuro.


Os Palestrantes
Suzete Venturelli
Licenciada em desenho e plástica pela Universidade Mackenzie (SP), Suzete Venturelli concluiu o doutorado em Artes e Ciências da Arte pela Universidade Sorbonne Paris I, em 1988, e o mestrado em Histoire de Art et Archeologie na Universite Montpellier III -Paul Valery, França, em 1981, com a dissertação “Candido Portinari: 1903-1962”.

Desde 1986 é professora e pesquisadora da Universidade de Brasília e desenvolve trabalhos em arte computacional. Participa de congressos e exposições que enfatizam a relação da Arte com a Ciência da Computação e Tecnologia de Comunicação. Publicou os livros “Arte: espaço_tempo_imagem”, pela editora da Universidade de Brasília (2004), e, em conjunto com Mário Maciel, o “Imagem Interativa", em 2008. Sua produção científica, tecnológica e artística envolve a Arte Computacional, Arte e Tecnologia, Realidade Virtual, Mundos Virtuais, Animação, Arte digital, Ambientes Virtuais e Imagem Interativa.

Coordena o Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional (MidiaLab), onde desenvolve projetos que receberam prêmios nacionais e internacionais, entre eles Rumos Arte Cibernética de 2009, que premiou os trabalhos “Tijolo Esperto” e “IdAnce: pista de dança interativa”; o prêmio XPTA_LAB, Ministério de Cultura e Sociedade dos Amigos da Cinemateca (2010), com o projeto wikinarua.com e o Prêmio Conexão Artes Visuais, com o projeto Ciberintervenção Urbana Interativa.


Nelson Pretto
É professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA)l, tem doutorado em Comunicação pela Universidade de São Paulo (1994) e é Licenciado em Física (1977) e Mestre em Educação (1985), graduações feitas pela UFBA. Bolsista do CNPq,  Secretário Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Bahia (de 2011 a 2013). membro da Academia de Ciências da Bahia, membro titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007-2011) e editor da Revista da Faced (www.revistadafaced.ufba.br).

Além de publicar os livros “Escritos Sobre educação, comunicação e cultura” (Papirus, 2008), “Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia” (Papirus, 1996, 7ª edição) e “SMOG: crônicas de viagens” (Arcádia, 2004), organizou as publicações “Inclusão Digital: polêmica contemporânea” (com Maria Helena S. Bonilla, Edufba, 2011),  “Do MEB à WEB: o rádio na educação” (com Sandra P. Tosta, Autêntica, 2010) e “Além das redes de comunicação: internet, tecnologias de poder e diversidade cultural” (com Sérgio Amadeu da Silveira, Edufba, 2008). Tem capítulos escritos em mais de 10 livros e publicou artigos em periódicos acadêmicos e na mídia em geral.

Nelson Pretto foi coordenador de Estudos e Análises do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais do Ministério da Educação (Inep – 1986/1987), superintendente de Projetos Especiais da Fundação Nacional de Rádio e TV Educativa (FUNTEVÊ, 1987/1989), assessor do reitor da UFBA (1994/1996) - período no qual coordenou a implantação da internet na UFBA e no Estado da Bahia, estando à frente do "Comitê Gestor da Rede Bahia". Esteve na coordenação, juntamente com Leonardo Lazarte (UnB), do grupo de trabalho sobre Educação no projeto brasileiro Sociedade da Informação (MCT).
 

Jarbas Jacome
Músico, mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da UFPE, faz pesquisas nas áreas de computação gráfica, computação musical e sistemas interativos de tempo real para processamento audiovisual integrado. Recebeu o Prêmio Sérgio Motta de Arte e Tecnologia 2009 e o Prêmio Rumos Itaú Cultural Arte-Cibernética 2007. Desde 2003 desenvolve o software livre ViMus, que utiliza em instalações interativas e apresentações audiovisuais, tendo exibido em eventos nacionais e internacionais como o Festival Internacional de Linguagem Eletrônica (FILE), Emoção Art.ficial, Arte.Mov, Festival Contato (São Carlos), Festival Continuum (Recife), FAD (Belo Horizonte), Festival Internacional de La Imagen (Manizales, Colômbia) e Extraordinary Sculptures (Taipei, Taiwan). Desde 2011, é professor assistente do Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da UFRB, em Cachoeira, Bahia. Foi guitarrista da banda Negroove e do coletivo re:combo.


Encontros Formativos
Produção Contemporânea em Audiovisual e Mídia Locativa em pauta

Profissionais de renome nas áreas de cultura, artes e novas tecnologias, a exemplo de  Cláudio Xavier, Christine Mello, Kátia Maciel, Cláudio Manoel, Karla Brunet, Andre de Souza Parente, André Lemos, Gilbertto Prado, Yara Guasque, conduziram os 3 encontros anteriores, com o objetivo de ampliar o olhar e auxiliar a análise crítica dos produtos culturais oferecidos atualmente.


O Facmil
Aliando teoria e prática em um processo coletivo de criação, o projeto de Formação em Audiovisual Contemporâneo e Mídias Locativas (FACMIL), oferece gratuitamente cursos de iniciação e formação continuada, além de encontros formativos com a participação de renomados profissionais das áreas de cultura, artes e tecnologias.

Toda a programação do evento pode ser encontrada no site: http://bahiamam.org/labmam/


Serviço:

Projeto FACMIL - Encontro Formativo IV -  “Processos de produção na cultura digital: arte, tecnologia e aprendizagem”

Quando: 10 de julho de 2012, terça-feira - de 16h30 às 18h30
Onde: Cinema do Museu de Arte Moderna - MAM (Av. Contorno, s/n, Solar do Unhão - Tel: 3117-6141)
Entrada franca - 100 vagas, sujeitas à lotação do espaço.

Mais informações: http://bahiamam.org/labmam/

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta