quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Brasilia - Black Faces: A cultura Afro em Preto e Branco


Revelar de forma artística a beleza, a sensibilidade e a força da cultura afro, expressa no rosto de atrizes, músicos, modelos, pais, mães e filhos, amantes, amigos, professores, políticos, estudantes, trabalhadores. Homens, mulheres, uma só cor. Em cada face um olhar, em cada olhar uma história. Muitos corações em uma mesma etnia. É o que nos traz o livro Black Faces,  da fotógrafa Marta Azevedo, que será lançado no dia 18 de setembro, às 18h, no Centro Cultural Justiça Federal.
                Black Faces é o resultado de um trabalho desenvolvido por Marta há cerca de 10 anos. Ao longo desse tempo, a artista reuniu fotografias de negros brasileiros e norte-americanos em portraits de inspiração assumidamente afro. Nas fotos em preto e branco, a expressão das personagens é o ponto alto, capturada em enquadramentos bem fechados, combinando plasticidade e luz. Nelas aparecem também elementos ligados à cultura negra e africana, como palha, argila e miçangas.

                - Quando pensei em um projeto, o negro e a sua cultura tão rica vieram logo em primeiro lugar. O meu pai nasceu e foi criado no bairro carioca de Madureira, no pé do Morro da Serrinha. Passei minha infância e a  adolescência indo a Madureira visitar meus parentes que ainda moravam lá. Cresci rodeada pelo Samba, Jongo e a Umbanda. Tinha o desejo de mostrar o estilo de vida dessa etnia tão marcante, explica Marta.
                Além das fotos, o livro traz uma série de depoimentos de famosos, como a atriz Isis Valverde e o ator Bruno Gagliasso, sobre o trabalho de Marta Azevedo. O projeto foi desenvolvido em parceria com a Secretaria Estadual de Cultura, através da Lei de Incentivo à cultura, da Ceg e a KBMK-Empreendimentos Culturais.

Sobre a artista
Marta Azevedo é carioca, formada em Letras e atualmente mora nos Estados Unidos. Já marcou presença em exposições, como a coletiva do Latin Culture Center, em Dallas, e no centro cultural da favela Nova Holanda, no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro. Ganhou prêmios como o Gold Awardsno concurso Portrait and People do site The Worldwide Photography Gala Awards, em março de 2011.
Acumula também prêmios concedidos pelos sites: www.nationalphotoawards.com,  www.digitalimagecafe.com, (primeiro lugar na categoria Pessoas); www.digitalimage.com (primeiro lugar na categoria preto e branco) e no site www.nationalphotoawards.com (3º e 4º lugares na categoria Pessoas).
Participou das exposições: Rostos Negros - Complexo da Maré – 2009; Black Faces no Latino Culture Center - Dallas, Texas, abril 2010; Women in Art - Nova Iorque - março 2012 e do Festival Internacional de Fotografia de São Paulo - - SP PHOTOFEST-2009, ocasião em que teve sua foto escolhida como uma das melhores do Flickr grupo.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta