A Escola Olodum, patrocinada pela Petrobras e com apoio institucional da Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Centro de Estudos dos Povos Afro-Indio-Americanos - CEPAIA, realiza em Salvador, no dia 21 de agosto de 2012, o SEMINÁRIO Búzios - uma história de igualdade. Aplicações da Lei 10.639 em sala de aula.
O Seminário ocorrerá no Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Estrada das Barreiras s/n - Salvador, das 14 às 18 horas e é voltado para profissionais da área da educação formal e não-formal, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino, de escolas particulares e do movimento negro organizado.
O seminário tem o objetivo de fundamentar a Lei 10.639 como instrumento da luta pelos direitos civis dos afrodescentes, mostrando o legado da Inconfidência Baiana para a sociedade e apresentando os ideais libertadores da Revolta dos Búzios, sua importância na atualidade como movimento de referência para promoção de políticas de ações afirmativas e o que vem sendo produzido de materiais didáticos para se trabalhar a Conjuração Baiana em sala de aula.
Se você não se inscreveu, assista ao vivo pelo LinK: http://aovivo.uneb.br/aovivo.htm.
PROGRAMAÇÃO
21 de agosto
14 horas : Credenciamento
14:30 - Painel: Búzios - uma história de igualdade. Aplicações da Lei 10.639 em sala de aula
Patricia Valim - Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo, com o tema Conjuração Baiana de 1798
Isa Beatriz da Cruz Neves - Coordenadora do Projeto Games Búzios: ecos da liberdade – uma leitura da história da Bahia, da UNEB
Antônio Olavo - Coordenador do Calendário Educativo Revolta dos Búzios
João Jorge Rodrigues - Presidente do Olodum e estudioso da Revolta dos Búzios
Mediador: Elias Sampaio - Secretario da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial - SEPROMI
Ementa: Fundamentar a Lei 10.639 como instrumento da luta pelos direitos civis dos afrodescentes, mostrando o legado da Inconfidência Baiana para a sociedade e apresentando os ideais libertadores da Revolta dos Búzios, sua importância na atualidade como movimento de referência para promoção de políticas de ações afirmativas e o que vem sendo produzido de materiais didáticos para se trabalhar a Conjuração Baiana em sala de aula.
17:45h Degustação Afro / Apresentação Cultural com músicas sobre a Revolta dos Búzios
“Animai-vos, povo bahiense, que está por chegar o tempo feliz da nossa liberdade, o tempo em que seremos todos irmãos, o tempo em que seremos todos iguais” (lema da Revolta dos Búzios)Vemos Búzios em você!
Mais informações:
Mara Felipe
Coordenadora Pedagógica
Escola Olodum
Uma escola criativa
Rua das Laranjeiras, 30 Pelourinho
Salvador - Bahia Cep: 40.026.230
Tel/Fax: 71 33228069
E-mail: escolaolodum@uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário