quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Brasilia - Ano de Portugal no Brasil.Concerto de Mariza e Roberta Sá abre comemorações.

Um espectáculo musical, com a participação da fadista Mariza e da cantora brasileira Roberta Sá, acompanhadas pela Orquestra Sinfónica Nacional, vai abrir na sexta-feira, em Brasília, as comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
O Ano de Portugal no Brasil - Brasil em Portugal é uma iniciativa conjunta dos dois países, que decorrerá entre 7 de Setembro de 2012 e 10 de Junho de 2013, correspondendo, respectivamente, ao Dia da Independência do Brasil e ao Dia de Portugal.
As programações culturais vão decorrer em simultâneo nos dois países, estando prevista, ao longo de oito meses, no quadro do Ano de Portugal no Brasil, a apresentação de eventos em mais de 30 cidades brasileiras, cobrindo todas as regiões do país.
O concerto de abertura oficial, em Brasília, conta com as duas cantoras e a participação da Orquestra Sinfónica Nacional, do Teatro Nacional Cláudio Santoro, na Praça das Fontes, em Brasília, assinalando o Dia da Independência do Brasil.


O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, em visita ao país, assistirá ao concerto.
No dia 9 de Setembro, em Belo Horizonte, terá lugar, no Palácio das Artes, um espectáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil com a fadista Mariza e o cantor e compositor brasileiro Milton Nascimento.
No dia 12 de Setembro, será a vez de o Rio de Janeiro acolher o espectáculo de abertura do Ano de Portugal no Brasil, com os dois artistas a actuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e, nos dias 14 e 15, também no Rio de Janeiro, estão previstos dois espectáculos dos The Gift.
Quando Miguel Horta e Costa, comissário-geral das comemorações do Ano de Portugal no Brasil, apresentou o evento, em linhas gerais, em Lisboa, em Julho deste ano, anunciou que o lema da representação nacional é "Portugal Agora", centrando-se na modernidade e na inovação, nas áreas da cultura, economia e desenvolvimento empresarial, na tecnologia, ciência, educação e desporto.
O programa cultural inclui ainda digressões da orquestra da Gulbenkian pelo Brasil, em São Paulo e Rio de Janeiro, e da Companhia Nacional de Bailado, em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.
Nas artes plásticas, serão realizadas exposições de pintura de Maria Helena Vieira da Silva e de escultura de Rui Chafes, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e uma exposição de pintura, desenho e obra cerâmica dos irmãos Columbano e Rafael Bordalo Pinheiro, no Museu Nacional de Belas Artes, na mesma cidade.
Ainda nas artes plásticas, vão ser realizadas exposições dos artistas Vasco Araújo e Joana Vasconcelos e, na área do design, uma dedicada ao trabalho de Fernando Brízio.
No Festival de Cinema do Rio de Janeiro, serão exibidos o filme "Tabu", de Miguel Gomes, uma retrospectiva de João Pedro Rodrigues e um programa de curtas-metragens de Manoel de Oliveira.
Na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo será a vez da exibição do novo filme de Manoel de Oliveira, "O Gebo e a Sombra", e de filmes de jovens realizadores portugueses como João Salaviza, Gonçalo Tocha e Gabriel Abrantes, recentemente premiados com o Leopardo de Ouro, o Urso de Ouro e a Palma de Ouro.
Na arquitectura, está em destaque a exposição "Os Pritzker de Língua Portuguesa - A Arquitectura e a Sedução", sobre os arquitectos brasileiros Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha, e os portugueses Eduardo Souto de Moura e Álvaro Siza Vieira.
Na literatura, está prevista, em colaboração com o grupo editorial Leya, a publicação de dez novos autores portugueses no Brasil.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta