sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Livros regionais premiados são lançados em Palmas O escritor Genival Nicolal possui 32 títulos editados de cordel


Dois livros tocantinenses foram lançados na noite de terça-feira, 4, no teatro de bolso do Memorial Coluna Prestes: “Retalhos de Mim” e “Eu e o Tocantins” do escritor Genival Nicolal. As obras foram contempladas por meio do Edital de Incentivo à Cultura 2011, da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Cultural, no prêmio Maximiano da Mata Teixeira 2011.
De acordo com o coordenador de Literatura, Almecides Pereira, o prêmio tem dado oportunidade a vários escritores tocantinenses consolidarem seus trabalhos por meio da publicação de suas obras. “Nosso Estado possui um grande potencial de escritores, e livros a serem publicados. Lançamento de obras como as de Genival Nicolal com certeza traz um enriquecimento literário para a classe e para o Tocantins, tendo em vista os relatos e registros da história tocantinense presentes em seus livros”.
Livros

O livro “Retalhos de Mim”, em gênero literário de conto retrata histórias, experiências e trajetórias da vida do escritor utilizando uma linguagem cordelista. Já o cordel “Eu e o Tocantins” faz alusão a sua caminhada e sua estadia no Tocantins e em Paraíso, por meio de poesias.
Autor

O escritor Genival Nicolal possui 32 títulos editados de cordel. Nasceu no município de Crato, no Ceará, em 1943. Teve uma infância pobre e por isso teve que enfrentar a vida nas ruas, onde conviveu com cordelistas famosos, assistiu a pelejas e aprendeu a arte da rima. Mas só começou a explorar seu dom ao chegar no Tocantins, no final dos anos noventa. 
Foto: Adilvan Nogueira           Fonte: Jarlene Souza   

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta