Márcia Barbosa é diretora do
instituto de Física da UFRGS
|
A pesquisa das laureadas 2013 demonstra aproximações excepcionalmente originais à pesquisa fundamental nas ciências físicas. Márcia Barbosa foi escolhida por descobrir uma das peculiaridades da água, podendo conduzir a uma melhor compreensão sobre como os terremotos ocorrem e também sobre como as proteínas se dobram, um fator importante para o tratamento das doenças.
“Estas cinco mulheres cientistas proeminentes deram ao mundo uma compreensão melhor de como a natureza trabalha”, disse a Diretora-Geral da UNESCO, Irina Bokova. “Suas pesquisas e descobertas abrem caminho e mudam a maneira de pensarmos em várias áreas das ciências físicas, revelam novas fronteiras na ciência e na tecnologia. Tais desenvolvimentos-chave possuem potencial transformador em nossa sociedade. Seus trabalhos, suas dedicações, servem de inspiração a nós.”
Em 28 de março de 2013, as cinco laureadas serão condecoradas em uma cerimônia de premiação em Paris e receberão 100,000 dólares por reconhecimento de suas realizações.
Fonte: http://www.onu.org.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário