domingo, 12 de janeiro de 2014

Exposição de fotos reúne pessoas com mais de 100 anos. Confira!

Dois projetos da fotógrafa paulista Fifi Tong, 51, caíram como luvas na programação da exposição Jornada da Longevidade, iniciativa que comemora o Dia do Idoso a partir de quinta-feira (3), no Memorial da América Latina.

O primeiro, "Origem", demorou 15 anos até ser completado. Documentando reuniões de famílias de migrantes que moram no Brasil, as fotos já foram expostas em cidades como Rio de Janeiro e Buenos Aires, e viraram livro em 2009.

"São famílias baianas, mineiras, russas, húngaras, chinesas, japonesas, todas migrantes ou imigrantes", conta Tong.














Mostra de fotos reúne imagens de pessoas centenárias e famílias de imigrantes

Tudo começou quando ela achou um vestido antigo da avó -- a artista é descendente de chineses - vestiu-o e reuniu a família para uma foto.

A partir daí, começou a pesquisar grupos familiares em todo o país e retratá-los em preto e branco. "Mas era fundamental que as gerações presentes nas fotos fossem diretas, seguidas, sem saltos", ressalta. Era uma forma de reforçar laços consanguíneos --mesmo que longe de casa.

Já "Tempo", o segundo projeto, se fecha nos rostos de personagens centenários do país. "Nas fotos do Origem eu percebi que os mais idosos eram os mais emocionantes", diz Tong.

Entre 2010 e 2013, fez 50 retratos de pessoas com mais de cem anos de idade. O mais velho é seu Iaiá, que tinha 113 (hoje 115) e vive em Ituberá, na Bahia. "Quando voltei de terras baianas, vi que seria impossível usar fotos em preto e branco."

Assim, Tempo, diferente de Origem, é formada apenas por fotos coloridas.

"Os velhinhos sempre querem conversar", diz Tong, que fugia do mero clique nos encontros. "Não tinha essa de ir lá, fazer a foto e ir embora. A gente passava tardes juntos, tomávamos cafezinho... Vó Maria, uma sambista do Rio, sambista, botou vestido, fez as unhas, vestiu colar. Não dá para esquecer", conta.


Fonte: Hypeness

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta