quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A pintura do cenário caipira brasileiro - por José Ferraz de Almeida Júnior

 José Ferraz de Almeida Júnior nasceu dia 08 de maio de 1850 na cidade de Itu, São Paulo. Foi pintor e desenhista. Ficou famoso por retratar a cultura caipira nacional, com personagens simples e anônimos, com sua monumentalidade em voga no ensino artístico em favor do naturalismo.
Caipira Picando Fumo - José Ferraz de Almeida Júnior

Dentre os pintores, foi o que melhor assimilou o Realismo de Gustave Coubert e de Jean-François Millet, com sua idealogia dos salões parisienses, onde criou uma ligação entre o verismo intimista e a rigidez formal do academicismo, marcando assim sua passagem pela arte brasileira. Em homenagem a sua pessoa, o Dia do Artista Plástico é comemorado no dia do seu aniversário. Desde criança já mostrava seu talento, onde produziu algumas obras temáticas sacras na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária.

No ano de 1869 se inscreveu na Academia Imperial de Belas Artes, sendo aluno de Jules Le Chevrel e Victor Meirelles. Patrocinado por D. Pedro ll, o pintor estudou nas cidades de Roma e Paris, melhorando assim sua técnica na pintura. Quando estudou na École National Supérieure des Beaux-Arts, foi notado o talento para desenho anatômico e ornamentos por seus professores Alexandre Cabanel e Lequien Fils. Realizou sua primeira mostra individual na Academia Imperial de Belas Artes, abrindo assim posteriormente seu ateliê em São Paulo.

Veja abaixo algumas pinturas e quadros do brasileiro José Ferraz de Almeida Júnior:

José Ferraz de Almeida Júnior

José Ferraz de Almeida Júnior
O Derrubador Brasileiro - José Ferraz de Almeida Júnior
Saudade - José Ferraz de Almeida Júnior - 1899

Fonte: www.pinturasemtela.com.br

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta