segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Saída do ILÊ AIYÊ movimenta o sábado de Carnaval na comemoração dos 40 anos do bloco


A cerimônia será comandada por Hildelice Benta dos Santos, mãe de santo do Terreiro Ilê Axé Jitolu


Neste sábado,1º de março, é dia de festa para a nação do Curuzu: com seu habitual colorido, riqueza musical e força étnica, o Ilê Aiyê inicia pelas ruas do bairro a sua participação no Carnaval baiano de 2014. A tradicional saída do primeiro bloco afro da Bahia, reveste-se este ano de uma importância maior pela comemoração dos seus 40 anos de vida. A saída está prevista para as 20h, após grande concentração por toda a Ladeira do Curuzu, no coração da Liberdade, e em meio a uma cerimônia baseada em rituais religiosos de origem africana, conduzida pela mãe de santo Hildelice Benta.

Reconhecido como um dos principais agentes no resgate da auto-estima e elevação da consciência da população negra da Bahia, o “pérola negra” desfila este ano com o tema "Do Ilê Axé Jitolu para o Mundo - Ah se não fosse o Ilê Aiyê”. A ideia é fazer uma retrospectiva dos principais acontecimentos e conquistas que marcaram a trajetória carnavalesca e cultural do Ilê Aiyê nesses 40 anos, mostrando desde suas origens, no Terreiro Ilê Axé Jitolu, na Liberdade, até os dias atuais, quando é (re)conhecido no Brasil e no mundo pelo trabalho social e por levar a riqueza da cultura negra por onde passa.

Nesses 40 anos de vida, o presidente do Ilê Aiyê, Antonio Carlos Vovô, destaca o fato de o bloco em ser o primeiro afro a desfilar no Carnaval baiano, o seu compromisso com as origens africanas, o papel social e aglutinador que desempenha na comunidade do Curuzu/ Liberdade. Tudo isso “costurado” por uma estética diferenciada e uma musicalidade única e contagiante: “Temos a iniciativa muito corajosa de só cantar músicas próprias. Nossas músicas contam as histórias do povo negro, trabalhamos a autoestima das mulheres e dos homens negros”, observa.

O desfile na Liberdade começa no Curuzu e finaliza no largo do Plano Inclinado. Neste mesmo dia, os integrantes do bloco voltam a se reunir no Campo Grande para um desfile que entra pela madrugada de domingo. Na segunda-feira, dia 3 de março, o Ilê será o primeiro a desfilar no Afródromo, a partir de 18h30, no Circuito Osmar (Centro), com concentração ao lado do Sheraton Hotel (antigo Hotel da Bahia), no Campo Grande. Na terça, dia 4 de março, o bloco será o terceiro na fila do Afródromo, logo após o Cortejo Afro e o Filhos de Ghandy, com concentração também ao lado do Sheraton Hotel por volta das 18 horas.

Com cerca de 1.500 integrantes, alas de dança e canto e mais de 100 percussionistas, o Ilê traz ainda como destaque a sua Deusa do Ébano, cargo ocupado este ano por Cynthia Paixão, empresária, eleita durante a 35ª Noite da Beleza Negra.

ASSESSORIA DE IMPRENSA 

Antônio Moreno - (71) 8892 1119 / antoniomoreno19@gmail.comCompanhia de Comunicação - (71) 3247 5851 companhiadecomunicacao19@gmail.com

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta