terça-feira, 11 de março de 2014

Em petição, Gil pede internet democrática


O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil (foto) é o principal representante de uma petição online que defende “uma internet livre e democrática”. A petição, disponível no site Avaaz, pede a votação integral do Marco Civil da Internet, preservando a neutralidade da rede. O texto, assinado pelo cantor, pede que os parlamentares se mantenham firmes contra o lobby das empresas de telecomunicação e que nenhum usuário perca seus direitos por causa do lucro de empresas privadas.

O abaixo-assinado já conta com quase 140 mil assinaturas, e alcançou a impressionante marca de 100 mil apoiadores em menos de 6 horas no ar. Veja o texto assinado por Gil:

“Eu acredito que o Marco Civil seja o melhor projeto de lei que já entrou no Congresso, isso porque foi feito por todos nós, de forma colaborativa pela rede! Ele limita quais informações os provedores podem guardar e estabelece critérios rígidos para as empresas: com o Marco Civil, os provedores serão proibidos de usar os nossos dados para vender serviços sem a nossa autorização expressa. Mas alguns deputados estão cedendo ao lobby das telecoms e, se essa manobra for bem sucedida, podemos dizer adeus à internet que temos hoje.

As empresas de telefonia dizem que, ao criarem pacotes diferenciados, poderão baratear a internet. Mas se permitirmos que empresas decidam a velocidade de acesso a cada tipo de conteúdo, será o fim da criatividade e inovação que aparecem espontaneamente na rede. Não podemos permitir que a internet seja dividida em pacotes de serviços sem sentido, de má qualidade e controlados por poucas empresas.

Assine a petição agora e a Avaaz entregará nossas vozes diretamente aos deputados que apoiam essa ideia e pressionará aqueles que são contrários ao Marco Civil. Vamos tomar de volta a nossa internet antes que eles estraguem tudo:


A minha geração lutou pela democratização do Brasil e pela garantia da liberdade de comunicação. Não podemos deixar, agora, que conquistas importantes desapareçam diante do lobby irresponsável de um punhado de empresas e da falta de compromisso de deputados que acreditam que podem ignorar seus eleitores.

Com esperança e determinação,

Gilberto Gil”


Fonte: Diário do Poder

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta