quinta-feira, 27 de março de 2014

Governo espanhol quer conceder cidadania a judeus sefardis

O governo espanhol aprovou em fevereiro um anteprojeto que prevê uma mudança no código civil para a concessão de nacionalidade a quem provar ser judeu de origem sefardi com vínculos com a Espanha. A medida tem por objetivo reparar a divida histórica pela expulsão de judeus em 1492.

Segundo o jornal "El País", o anúncio da aprovação da medida - que ainda precisa ser votada no Parlamento, mas que tem enormes chances de aprovação - fez com que os consulados espanhois em Israel ficassem lotados de pedidos. Os interessados devem formalizar seu pedido em um prazo de até dois anos da entrada em vigor da lei. Esse prazo poderá ser prorrogado caso decida o Conselho de Ministros.

Segundo o ministro d Justiça espanhol, Alberto Ruiz-Gallardón, em entrevista ao jornal "New York Times", o governo espera que 150 mil pessoas entrem com o pedido de cidadania.

Nesta semana, uma falsa lista com 5 mil sobrenomes que teríam origem sefardi foi divulgada por um jornal local e tomou as redes sociais. O governo, no entanto, negou a veracidade da lista.


Fonte: G1

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta