Maior estrela da seleção brasileira, Neymar mostrou a marca da cueca Lupo pelo menos cinco vezes durante a partida do seu time, o Barcelona, contra o Atlético de Madri, pela Liga dos Campeões.
Um mês antes, o atacante havia estrelado o lançamento da nova campanha da Lupo, com o título de "cueca da sorte". O jogador é garoto-propaganda da marca desde agosto de 2011.
A sorte, porém, não apareceu em campo. O Barcelona perdeu por 1 a 0 e foi eliminado nas quartas de final da competição.
A propaganda, que é proibida pelas regras da Fifa e da Uefa (entidade que comanda o futebol europeu), aconteceu na partida do último dia 9, mostrada ao vivo pela Globo e pela Band.
O jogo foi líder de audiência entre as 15h45 e as 17h45. Na Globo, a partida teve 10,7 pontos de audiência. Na Band, atingiu pico de seis pontos. Segundo o Ibope, cada ponto representa 183.520 pessoas. No total, o jogo foi visto, apenas na Grande São Paulo, por 3.064.784 pessoas.
Uma pessoa muito próxima da família de Neymar disse à Folha que a ação foi ideia de um integrante do estafe do atleta, que levou a sugestão ao pai do jogador.
Até quando Neymar caiu na área adversária, a marca apareceu
No dia seguinte à partida, executivos da Lupo telefonaram, eufóricos, para publicitários da África, agência de publicidade encarregada da campanha do jogador da seleção brasileira. Eles comemoravam a visibilidade da marca ao longo do jogo.
Em nenhum outro momento de Neymar pelo Barcelona, sua roupa íntima ficou tão à mostra. Quatro dias antes, havia participado da goleada por 4 a 0 sobre o Bétis, pelo Espanhol. No último domingo, esteve na derrota por 1 a 0 diante do Granada. Dois jogos em que a marca da cueca não foi vista nenhuma vez.
CBF EM ALERTA
Questões comerciais fazem parte da preocupação da CBF e da Fifa para a Copa.
A CBF informou que a Fifa vai preparar uma palestra para os jogadores da seleção em que o assunto estará incluído. A conversa está marcada para a Granja Comary, em Teresópolis, onde o time de Felipão vai se concentrar.
As 32 seleções que disputarão o Mundial conhecerão as regras que proíbem mostrar marcas de patrocinadores.
A Folha apurou que os jogadores também serão orientados sobre como deverão comemorar gols, para evitar citações políticas ou religiosas. A Fifa incluiu nova determinação em seu regulamento, afirmando serem proibidas mensagens comerciais também nos corpos dos atletas.
Na Eurocopa de 2012, o dinamarquês Nicklas Bendtner foi suspenso por um jogo e multado em € 100 mil (R$ 307 mil) por levantar a camisa e exibir a cueca com a marca de uma casa de apostas.
Fonte: Folha de S. Paulo
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