terça-feira, 10 de junho de 2014

‘Não deixem 1 bilhão de pessoas para trás’, pede chefe da ONU sobre pessoas com deficiência


Centenas de ativistas e autoridades governamentais se reuniram na sede das Nações Unidas nesta terça-feira (10) para a Conferência dos Estados-Membros para Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, a fim de identificar uma abordagem prática dos direitos e das necessidades dessas pessoas – especialmente os jovens – no contexto do desenvolvimento sustentável.

“Enquanto a comunidade internacional discute uma agenda universal de desenvolvimento pós-2015, precisamos garantir que as novas diretrizes não deixem para trás 1 bilhão de pessoas com deficiência no mundo”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon em sua mensagem enviada para a conferência. O evento de três dias revisará a implementação da Convenção com um foco nos jovens com deficiência, assim como servirá de arena para o debate sobre a agenda que os estados-membros estão desenvolvendo para suceder os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODMs).

Pessoas com deficiência em todo o mundo enfrentam barreiras físicas, sociais e econômicas, que as previne de uma participação efetiva na sociedade. Elas também estão desproporcionalmente concentradas nos estratos mais pobres das populações, sofrendo com a ausência de acesso igualitário aos serviços básicos, como educação, emprego, saúde e justiça.

“O acesso igualitário é fundamental para a participação social. Sua ausência impede muitos jovens com deficiência de atingir o máximo de seu potencial e de contribuir integralmente para a sociedade”, disse Ban, através de uma nota, destacando também que a discriminação e a exclusão continuam endêmicas em todas as partes do mundo.


Fonte: Portal ONU

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta