quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Viva Glauber! Viva a Bahia que pensa!

Glauber Rocha é homenageado na abertura do Festival de Cinema de Brasília

Leandro Melito - Portal EBC

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom
/Agência Brasil)
Glauber Rocha é homenageado
na abertura do Festival de Cinema
de Brasília
Brasília - O Festival de Cinema de Brasília do Cinema Brasileiro abriu oficialmente sua 47ª edição nesta terça-feira (16) com a exibição de uma cópia restaurada de Deus e o Diabo na Terra do Sol, principal filme de Glauber Rocha lançado às vésperas do Golpe Militar de 1964 e que completa 50 anos em 2014.

O filme conta a saga do Manoel (Geraldo Del Rey), pobre e explorado, que depois de assassinar o patrão refugia-se com sua mulher Rosa (Yoná Magalhães). O Deus e o Diabo na Terra do Sol foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 1964.

"Deus e o Diabo nos convoca para colocarmos nossa cara na frente do espelho das nossas grandezas e das nossas misérias. É um filme que funda um idioma cinematográfico, é uma peça fundadora desse idioma, pois nos coloca face a face com aquilo que somos", destacou o secretário de Cultura do Distrito Federal, Hamilton Pereira.

(Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Glauber Rocha é homenageado na abertura do Festival de Cinema de Brasília

Pereira classificou o filme como um "registro de resistência ao arbítrio", que pode ajudar a sociedade brasileira a "virar a página dos anos de prisões arbitrárias, torturas e mortes que ocorreram durante os anos de Ditadura no país (1964-1985).

"O Festival retoma com vigor seu espírito do cinema de invenção, do cinema que não se apega a gêneros, mas à qualidade dos filmes", destacou Paloma Rocha, filha de Glauber que esteve presente ao festival ao lado de seu irmão Henrique Carvalho. Paloma ressaltou que a restauração do filme só foi possível graças às políticas culturais implementadas por Gilberto Gil, quando foi ministro da Cultura.

O Festival de Brasília contará com mostras competitivas de longas, curtas e de filmes realizados na cidade, além de seminários, oficinas, debates e de um festival com curtas infantis premiados. O evento acontece no Cine Brasília e em outros espaços espalhados pelo Distrito Federal até o dia 23 de setembro.

Confira também a programação das atividades do 47º FestBrasília:

Mostra competitiva - 17 a 22 de setembro

Mostras paralelas - 17 a 22 de setembro

Seminários - de 17 a 23 de setembro

Oficinas - de 17 a 23 de setembro


Fonte: EBC

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta