quarta-feira, 29 de outubro de 2014

"Caymmi 100 anos" em Brasília

Em comemoração ao centenário de nascimento de Dorival Caymmi, o Museu dos Correios apresenta a exposição Caymmi 100 anos. Com curadoria de Stella Caymmi, neta do compositor, a exposição abrirá para o público no dia 28 de outubro, quando acontece a abertura para convidados, e fica em cartaz até 04 de janeiro de 2015. A entrada é franca.

A mostra levará o público em uma viagem pelo universo musical, familiar e profissional do cantor baiano que cantou em seus versos o mar, o folclore da Bahia, os sambas-canções que embalaram romances; músicas que desde a Era do Rádio vem encantando e influenciando as novas gerações.

O acervo é dividido em quatro partes: Linha do Tempo, Música, Vida Familiar e Rádio. Logo na entrada, uma grande instalação tem a Música como destaque. Separadas em categorias – Canções Praieiras (ouvidas pelos visitantes a bordo de uma jangada), Canções sobre motivos Folclóricos, Canções Urbanas ou Fase Carioca, Sambas Sacudidos ou Postais da Bahia, e Mulheres. Uma imagem do homenageado também vai garantir como recordação uma foto como em um encontro no calçadão de Copacabana, entre outras surpresas que ilustram cada setor.

Na Linha do Tempo, foram selecionadas datas, fatos e fotos que retratam a vida de Caymmi, desde sua infância até os últimos dias. A Vida Familiar está representada na parte dedicada às pinturas de Caymmi, outra de suas faces. Já no módulo Rádio estão os momentos importantes da vida de Caymmi, seus amigos, a influência da música na Era do Rádio e a difusão de sua obra. Neste ponto, uma atração diferente: um karaokê para que todos possam cantar uma música de Dorival.

Na abertura da exposição, dia 28, haverá um bate-papo com Stella Caymmi e Danilo Caymmi contando um pouco sobre a vida de Dorival, suas histórias e como surgiam suas canções. Stella, neta de Dorival, já lançou três livros sobre seu legado: “Dorival Caymmi, o mar e o tempo”, uma biografia a partir de entrevistas, lançada por conta de seus 90 anos; “Caymmi e a Bossa Nova”, resultado de sua dissertação de mestrado sobre o tema; e “O que é que a baiana tem?”, contando m pouco mais sobre a chegada de Caymmi no Rio de Janeiro, suas agruras e vitórias junto a Era do Rádio. Ao final da palestra, a curadora autografa suas obras. “A exposição do meu avô é uma oportunidade de prosseguir a pesquisa e divulgação de sua obra. Pretendo chegar mais próximo do público destacando várias temáticas, desde referências como a jangada até aspectos geográficos, o que vai nos possibilitar envolver todas as gerações e públicos. Alguns vão recordar e outros vivenciar a época do Caymmi, mergulhando, ao mesmo tempo, na história do país. Faremos de Caymmi 100 Anos uma pequena pérola, que tentará se aproximar ao máximo desta maravilha que é sua obra, um universo rico e marcante dentro da música popular brasileira”, afirma a curadora.

Dica:
Exposição Caymmi 100 anos
De 28 de outubro de 2014 a 04 de janeiro de 2015. De terça-feira a sexta, das 10 às 19h e sábados, domingos e feriados, das 12 às 18h.
Local: Museu Correios (SCS, Quadra 4, Bloco A, 256)
Tel: 3213-5076
Entrada Franca
Classificação Indicativa: Livre


Fonte: Dicas da Capital 

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta