quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Instituto Iris ganha homenagem da Câmara

Sessão especial marca passagem dos 15 anos da entidade que faz transformação social por meio da educação

A perseverança de Isabel Portela para o Instituto de Responsabilidade e Investimento Social (Iris) avançar cada vez mais nas suas ações educacionais e sociais marcou a sessão especial na Câmara Municipal de Salvador em comemoração aos 15 anos da entidade. O vereador Silvio Humberto (PSB) requereu e dirigiu a atividade legislativa, na noite desta terça-feira (11), no Plenário Cosme de Farias.

Para o vereador Silvio Humberto, a comemoração marca o reconhecimento da cidade e mostra que “o Iris transforma pessoas pela educação”. Ainda em seu discurso, apontou para o talento de cada criança assistida pelo Instituto e alertou que “o racismo institucional em Salvador prejudica muitos talentos”. Encerrou assegurando que três coisas mudam uma vida: “Estudar, estudar e estudar”.

Presidente do Iris, o doutor em Educação e professor Edivaldo Boaventura falou da perseverança da superintendente Isabel Portela, destacou o sucesso dos projetos de cunho social e apontou para a “importância da educação na transformação do capital humano”.

“O Iris é um sonho realizado”, afirmou Isabel Portela em seu discurso de agradecimento. A superintendente do Instituto ressaltou que “é preciso investir nas pessoas” e agradeceu à Petrobras por patrocinar o Projeto Canarinho, em parceria com o Esporte Clube Ypiranga, que promove a cidadania com práticas recreativas e esportivas e atende estudantes de escolas públicas.

Investimento social

O conselheiro do Iris Antônio Nascimento considerou que “cada ano de uma entidade civil equivale a 10 anos”. Já o representante da Petrobras, Adoniran Costa, reforçou a perseverança de Isabel e informou que a empresa de petróleo investe R$ 1,5 bilhão em projetos sociais. 

As profundas desigualdades sociais foram destacadas por Hélio Santos, presidente de Baobá. No seu entendimento, “o Instituto Iris pode pensar o Brasil de carne e osso”. A professora Analice Mota, vice-diretora da Escola Municipal Manoel Clemente, comentou a felicidade das crianças ao participar de atividades esportivas no Clube Ypiranga.

O ex-goleiro profissional Emerson Ferreti também falou da alegria das crianças ao praticar esportes da sede do clube que preside, o Ypiranga. Ele agradeceu à Petrobras por patrocinar um projeto que uniu por uma causa social o Ypiranga e o Instituto Iris. “A perseverança ganhou!”, atestou. 

Demandas

Ainda na sessão especial foram exibidos dois filmes com algumas das muitas ações do Iris; o vereador Silvio Humberto recebeu cartas de crianças com demandas para a Vila Canária e 26 placas de agradecimento foram entregues àqueles que de alguma forma tornaram o Iris um exemplo de projeto vitorioso de responsabilidade social.

Dezenas de crianças assistidas pelo Instituto Iris e que pela primeira vez pisaram dentro da Câmara de Salvador lotaram o Plenário Cosme de Farias. Educadores e apoiadores da entidade também acompanharam a solenidade. O vereador Gilmar Santiago (PT) presidiu os trabalhos durante o discurso do colega Silvio Humberto.

Além da sessão, no pátio interno do Paço Municipal, uma exposição mostrava as muitas ações sociais do Iris, como os projetos de Inserção de Jovens Negros no Mercado de Trabalho, o Viagem à Literatura Infanto-Juvenil, o Café com Letras, o Arte & Cidadania e o Projetoascender.

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta