O editor Marcus Guellwaar Adun ao lado
do poeta José Carlos Limeira.
Foto: Antonio Terra/ Divulgação
|
Uma campanha criativa e pioneira na Bahia promete movimentar o mundo de quem produz literatura com enfoque no combate ao racismo. Trata-se da campanha de crowdfunding, um nome técnico para a famosa “vaquinha” realizada pela editora Ogum´s Toques.
O objetivo é arrecadar U$ 30 mil dólares o que vai permitir a publicação de 10 livros de autoras e autores negros. Os gêneros incluem poesia, infanto-juvenil, contos e também trabalhos acadêmicos.
“O mercado editorial no Brasil, assim como a sociedade brasileira, pratica o racismo institucional de maneira extremamente sofisticada, prestigiando autorias brancas, masculinas, heterossexuais, burguesas, sulistas e sudestinas”, analisa Marcus Guellwaar Adún, escritor, educador e editor.
De acordo com ele, no lugar de apenas constatar as dificuldades para publicação, a ideia é abrir espaço para autores que têm uma forma peculiar de produzir conhecimento, afinal têm experiências variadas na constatação e formas de combate ao racismo.
“As pessoas doadoras terão seus nomes mencionados entre os reconhecimentos contidos nos livros”, explica Adún.
As doações podem ser feitas em qualquer quantia . As que ficarem acima de U$ 100 dólares receberão uma camisa da editora.
Para acessar o site de doação é só clicar aqui.
A doação é feita por meio da pressão no botão CONTRIBUTE NOW. Para doar é necessário usar cartão de crédito e o valor é automaticamente convertido em dólar.
Por isso é importante você lembrar que o faturamento em moeda estrangeira no cartão de crédito, geralmente, é feito com a cotação do dia de fechamento da fatura. É importante checar com a sua operadora esses detalhes para não se atrapalhar nas contas.
A boa notícia é que os organizadores já estão elaborando uma ferramenta da campanha em português para tornar mais fácil a contribuição com a iniciativa.
Leilões
A ação também inclui a realização de leilões de obras de arte. Fique por dentro dos lances da campanha também via a página no Facebook .
Abaixo você confere um dos vídeos da campanha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário