Reaproveitamento de material reciclável e aproveitamento de material humano, é isso o que acontece no centro comunitário Weaving Cazucá, localizado no bairro Cazucá em Bogotá, Colômbia.
À primeira vista o que chama mais atenção é a construção, feita de milhares de garrafas PET, um ótimo jeito de se aproveitar material que poderia ser destinado de maneira errada, diga-se de passagem. O prédio foi construído entre 2011 e 2012 pelos próprios moradores do bairro em parceria com a Fundação Starkey Hearing e hoje conta com o apoio da Fundação Nukanti para tocar o projeto.
Mas, ao olharmos mais a fundo, vemos que é o que acontece lá dentro que é o mais interessante, jovens tem opções de aprender coisas novas e se manter num bom caminho, o que nem sempre é fácil em bairros violentos. Atualmente são oferecidas oficinas de Música, Dança Break e Capoeira e também reforço escolar, mas não para por aí, também estão na lista de projetos a serem implementados, as seguintes atividades:
Escola de pais: focando nos chefes de família e aumento a consciência sobre violência doméstica;
Workshops sobre Não-violência: focando na resolução de conflitos de forma não-violenta;
Graffiti e Fotografia;
Exercícios físicos para idosos;
Workshops de Artesanato.
E aí, gostou? Mesmo sabendo que existem projetos assim aqui no país, nunca seria demais ter espaços como o Weaving Cazucá em nossas cidades também, que sirva de inspiração! :D
Por Marcos Luppi - RPA
Nenhum comentário:
Postar um comentário