quarta-feira, 29 de julho de 2015

Com 99% dos resíduos que produz sendo reciclados, Suécia decide importar lixo para suprir demanda energética

Com 99% dos resíduos que produz sendo reciclados, Suécia decide importar lixo para suprir demanda energética


A Suécia é um grande exemplo global sobre políticas sobre a sustentabilidade, o país dá exemplo em diversos setores, um deles é no manejo de resíduos. Apenas 1% do lixo produzido pelos suecos vai para lixões, o restante é reciclado, reutilizado ou transformado em energia renovável.


Pra se ter uma ideia, a eficiência do sistema de gestão de resíduos na Suécia é tão grande, que o país é obrigado a importar lixo de outras nações para garantir a sua produção de energia.

Mas essa postura não surgiu de agora, desde 1970 o país possui leis de logística reversa e a reciclagem é presente em todos os setores. Todas as empresas e pessoas são obrigadas a separarem adequadamente seu lixo e os fabricantes precisam se responsabilizar pela recolha dos resíduos pós-consumo originados por seus produtos.

Uma das principais razões para que o sistema funcione está na forma como as autoridades locais encaram o problema. “Os resíduos hoje são uma mercadoria diferente do que tem sido. Eles não são apenas lixo, são um negócio”, explicou Anna-Carin Gripwell, diretora de comunicação da empresa nacional de gestão de resíduos da Suécia.

A medida resolve dois grandes problemas de uma única vez: a falta de espaço para o descarte de resíduos e a energia. Antes de o lixo ser incinerado, tudo o que pode ser reciclado é reaproveitado. Apenas o que sobra é destinado para a produção de energia.



Fotos: Via Plataforma Urbana

Por Vicente Carvalho - Razões para Acreditar

Nenhum comentário:

AS MAIS ACESSADAS

Da onde estão acessando a Maria Preta